Irã diz que fim do programa nuclear é uma ‘ilusão’

TEERÃ, 23 JUL (ANSA) – O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou nesta quarta-feira (23) que a tentativa dos Estados Unidos e seus aliados, em especial, Israel, de interromper o programa nuclear do país fracassou. Segundo ele, “fingir” que a iniciativa acabou “é uma ilusão”.   

“A capacidade nuclear do Irã está enraizada na mente dos nossos cientistas, não em nossas instalações”, afirmou Pezeshkian em entrevista à Al Jazeera, citada pela Press TV.   

O chefe de Estado também enfatizou que o enriquecimento de urânio continuará em Teerã, “dentro da estrutura do direito internacional”, acrescentando ainda que o país está pronto “para responder a qualquer nova agressão às suas instalações nucleares”, assim como está “pronto para novas negociações”, desde que “sejam baseadas em uma lógica vantajosa para todos e não neguem ao Irã seu direito ao enriquecimento pacífico de urânio”.   

No último 13 de junho, as Forças de Defesa de Israel (IDF) atacaram o território iraniano, dando início ao confronto que ficou conhecido como “guerra dos 12 dias”. O país judeu alegou “ameaça” diante do desenvolvimento nuclear de Teerã, enquanto Irã e Estados Unidos discutiam o projeto persa. (ANSA).