Irã “descobre” nova jazida de gás natural de 7,5 trilhões de pés cúbicos

Descoberta na província de Fars é anunciada em meio a sanções e esforços de Teerã para restaurar infraestrutura energética

Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

O Irã anunciou, neste domingo (23), a descoberta de uma vasta reserva de gás natural na província de Fars, no sul do país. Segundo o ministro do Petróleo, Mohsen Paknejad, citado pela mídia estatal, a jazida contém mais de 7,5 trilhões de pés cúbicos (212,4 bilhões de metros cúbicos) de gás.

  • O Irã encontrou uma jazida de gás de mais de 7,5 trilhões de pés cúbicos na província de Fars, no sul do país.
  • Com a taxa de recuperação estimada, será possível extrair cerca de 5,7 bilhões de pés cúbicos do campo recém-descoberto.
  • Apesar do achado, o país enfrenta sanções dos EUA e precisa restaurar sua infraestrutura energética danificada por conflitos anteriores.

Considerando uma taxa de recuperação estimada, Paknejad afirmou que seria possível extrair cerca de 5,7 bilhões de pés cúbicos de gás dessa área. Antes de recentes conflitos, o Irã estimava sua produção em aproximadamente 650 milhões de metros cúbicos (mcm) por dia, o que equivale a cerca de 8,4 trilhões de pés cúbicos anualmente.

Qual o impacto das sanções na produção de gás iraniana?

O governo de Teerã, que tem se dedicado a reparos em sua infraestrutura energética danificada durante a guerra com Israel e os Estados Unidos, agora lida com a iminência de novas sanções planejadas pelo governo norte-americano. Essas medidas podem sobrecarregar ainda mais a economia iraniana.

Em julho, uma alta autoridade do governo iraniano expressou a expectativa de restaurar cerca de 100 mcm por dia da capacidade de produção de gás natural “nos próximos meses”. Esta recuperação é crucial, visto que greves anteriores reduziram a produção em cerca de 230 mcm por dia desde o início da guerra, no final de fevereiro.

As vantagens da descoberta de gás “doce” no irã

Mohsen Paknejad destacou que o gás descoberto é classificado como “doce”. Essa característica é vantajosa, pois significa uma redução tanto nos custos de desenvolvimento quanto nos de operação da jazida, tornando a exploração economicamente mais atrativa.