O Irã e os Estados Unidos participarão de sua quarta rodada de negociações sobre o programa nuclear de Teerã em Roma neste sábado, mediadas por Omã, disse o principal diplomata iraniano nesta quarta-feira(30).
“A próxima rodada de negociações ocorrerá em Roma”, disse Abbas Araqchi após uma reunião de gabinete. “Na véspera, na sexta-feira, também teremos uma reunião com três países europeus”, acrescentou.
França, Reino Unido e Alemanha, juntamente com China e Rússia, assinaram um acordo em 2015 com o Irã sobre seu programa nuclear.
O pacto, que prevê a suspensão das sanções contra o Irã em troca do controle de suas atividades nucleares, tornou-se obsoleto após a retirada unilateral dos Estados Unidos em 2018, durante o primeiro mandato de Donald Trump.
O presidente americano, que quer chegar a um novo acordo com o Irã, pediu ao país que negociasse em março, mas ameaçou bombardeá-lo se o processo diplomático falhasse.
Os dois países, inimigos há quatro décadas, iniciaram essas negociações em 12 de abril, com a mediação do sultanato de Omã. Novas reuniões foram realizadas nos dias 19 e 26 de abril.
A segunda rodada de negociações ocorreu em Roma, as demais em Mascate, capital de Omã.
O acordo de 2015, que expira em outubro, 10 anos após seu texto entrar em vigor, prevê a reimposição de sanções caso o Irã não cumpra seus compromissos.
sbr-ap/vl/es/zm/jc