Irã ameaça atacar instalações de empresas americanas no Oriente Médio

Irã ameaça atacar instalações de empresas americanas no Oriente Médio

"IrãTeerã prepara retaliação a companhias dos EUA no Oriente Médio se Washington atingir a infraestrutura energética da ilha de Kharg, peça‑chave da indústria petrolífera iraniana. Acompanhe os desdobramentos do conflito.
Israel afirma que guerra contra o Irã vai durar "enquanto for necessário"

Incêndio em porto dos Emirados Árabes Unidos após drone ser abatido

Hamas pede ao Irã que cesse ataques contra países vizinhos árabes

Míssil atinge a Embaixada dos EUA em Bagdá

Trump anuncia ataque a alvos militares na ilha petrolífera iraniana de Kharg

Em resposta, Irã ameaça atacar alvos petrolíferos ligados aos EUA

Mais 2.500 fuzileiros navais dos EUA serão enviados ao Oriente Médio

Acompanhe abaixo os desdobramentos dos ataques dos EUA e de Israel ao Irã, em 28 de fevereiro, que mataram o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e vários chefes militares e deram início ao atual conflito no Oriente Médio:

Irã ameaça atacar instalações de empresas americanas
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste sábado (14/03) que o país atacará instalações de empresas americanas no Oriente Médio caso Washington atinja a infraestrutura energética iraniana.

Segundo a mídia estatal do país, Araghchi disse que os ataques seriam "cautelosos" e evitariam atingir áreas povoadas.

A ameaça é tratada como retaliação após os Estados Unidos atingirem alvos militares na Ilha de Kharg,principal centro de exportação de petróleo do Irã. Teerã já ampliou disparos de drones contra instalações militares dos EUA nos Emirados Árabes Unidos;

A agência de notícias iraniana Fars informou que os ataques não causaram danos à infraestrutura petrolífera.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça ampliar os bombardeios à infraestrutura petrolífera iraniana caso Teerã não cesse o bloqueio do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo.

A guerra entre os EUA e o Irã fez os preços globais do petróleo dispararem.

gq (DW)

Líbano diz que ataque israelense matou 12 profissionais de saúde
Um ataque israelense a um centro de saúde no sul do Líbano matou ao menos 12 profissionais médicos, anunciou o Ministério libanês da Saúde neste sábado (14/03).

O ministério disse "lamentar os profissionais de saúde de Burj Qalawiya mortos durante um ataque aéreo israelense que atingiu o centro de cuidados de saúde primários da cidade", acrescentando que "12 médicos, paramédicos e enfermeiros em serviço no centro foram mortos, e outro profissional de saúde ficou ferido", enquanto as operações de resgate ainda decorriam.

Esse ataque é o segundo contra o setor da saúde em poucas horas, após um outro em Sawaneh que matou dois paramédicos afiliados ao Hezbollah e ao seu aliado Amal, segundo o ministério.

as (Lusa)

Israel ataca prédio residencial no Líbano fora da área controlada pelo Hezbollah
Um ataque israelense atingiu neste sábado (14/03) um subúrbio ao norte de Beirute que não é controlado pela milícia xiita Hezbollah.

O ataque acertou um prédio de apartamentos que já havia sido alvo de um ataque no dia anterior, informou a mídia libanesa.

Um correspondente da agência de notícias AFP relatou ter visto equipes de resgate no local e danos, incluindo um buraco, num prédio na área de Nabaa-Burj Hammoud, fora dos redutos da milícia xiita Hezbollah, que é aliada do Irã.

O mesmo prédio havia sido atingido na sexta-feira, sem que houvesse vítimas.

as (Lusa, AFP)

Israel anuncia destruição de centro espacial iraniano
As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram neste sábado (14/03) que destruíram um centro de pesquisa espacial e uma fábrica de produção de sistemas de defesa antiaérea no Irã.

Segundo as IDF, o centro de pesquisa espacial era o principal da Agência Espacial Iraniana, pertencente às forças do regime.

O centro supostamente abrigava laboratórios utilizados para a pesquisa e o desenvolvimento de satélites militares com diversas finalidades, incluindo "vigilância, localização de alvos e ataques guiados contra alvos no Oriente Médio", segundo as IDF.

as (Lusa)

Ataques matam 3 membros de grupo paramilitar pró-Irã em Bagdá
O ataque à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá ocorreu poucas horas depois de três membros do grupo paramilitar Kataib Hezbollah, apoiado pelo Irã, terem sido mortos em ataques na mesma cidade.

O primeiro desses ataques atingiu uma casa no bairro de Arasat, onde vários grupos apoiados pelo Irã estão presentes. Duas horas depois, um segundo ataque atingiu um veículo no distrito de Nahrawan.

Fontes de segurança iraquianas disseram inicialmente que dois membros do grupo haviam sido mortos, incluindo uma figura-chave na casa, e outro no ataque ao veículo. O número de mortos foi posteriormente revisado para três, todos mortos no ataque à casa, disse uma pessoa pró-Irã à agência de notícias AFP.

O Kataib Hezbollah realizou um cortejo fúnebre em Bagdá para três combatentes, incluindo o comandante Abou Ali al-Amiri, que, segundo o New York Times, morreu no atentado.

Relatos na mídia local sugeriram que o principal líder do grupo, Ahmad al-Hamidawi, ficou ferido no ataque à casa. A autoria dos ataques ao Kataib Hezbollah é desconhecida.

as (AFP, OTS)

Irã diz ter direito de atacar instalações dos EUA nos Emirados Árabes Unidos
A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã afirmou neste sábado (14/03) que atacar instalações militares dos Estados Unidos nos Emirados Árabes Unidos é seu "direito legítimo".

O grupo mencionou como alvos potenciais os locais de lançamento de mísseis americanos em "portos, docas e esconderijos" nos Emirados Árabes Unidos.

A Guarda Revolucionária também comunicou que as tropas americanas estacionadas em cidades podem estar sujeitas a ataques iranianos e instou os moradores próximos a esses locais a buscarem abrigo.

As declarações, feitas por um porta-voz da Guarda Revolucionária citado pela agência de notícias iraniana Fars, ligada à força paramilitar, surgem após os EUA atacarem a ilha de Kharg, um centro importante para a indústria petrolífera iraniana.

as (AFP/AP)

Israel afirma que guerra contra o Irã vai durar "enquanto for necessário"
A guerra entre Israel e os Estados Unidos contra o regime do Irã "está se intensificando" e "continuará pelo tempo que for necessário", afirmou o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, neste sábado (14/03).

"Estamos entrando na fase decisiva do conflito, entre as tentativas do regime de sobreviver enquanto inflige sofrimento cada vez maior ao povo iraniano", disse ele em um pronunciamento televisionado.

"Somente o povo iraniano pode pôr fim a isso por meio de uma luta determinada, até que o regime seja derrubado e o Irã seja salvo", reiterou, insistindo que os iranianos se levantem contra o regime dos aiatolás.

as (AFP, DPA)

Índia garante passagem de dois navios com gás pelo Estreito de Ormuz
A Índia garantiu neste sábado (14/03) a passagem de dois navios-tanque de gás de petróleo liquefeito (GPL) pelo Estreito de Ormuz, no meio de uma crise de abastecimento desse combustível, afirmou em Nova Déli o Ministério da Marinha Mercante da Índia.

Cada navio transporta mais de 46 mil toneladas métricas de GPL, e prevê-se que atraquem nos próximos dias nos portos de Mundra e Kandla, acrescentou o ministério.

Segundo as autoridades indianas, 22 embarcações com bandeira indiana estão no Golfo Pérsico.

as (Lusa)

Por que a ilha de Kharg é importante para o Irã
A ilha de Kharg é um centro importante para a indústria petrolífera iraniana, pois abriga o maior terminal de exportação de petróleo bruto do Irã, responsável por cerca de 90% das exportações do país.

Leia mais.

Incêndio atinge porto dos Emirados Árabes Unidos após interceptação de drone
Incêndios começaram no porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, neste sábado (14/03) após a interceptação de um drone, disseram as autoridades locais, acrescentando que não houve vítimas.

Os incêndios ocorreram devido à queda de destroços após a interceptação de um drone, comunicou o escritório de imprensa do emirado de Fujairah, acrescentando que os bombeiros estavam combatendo as chamas.

Imagens de agências de notícias mostraram fumaça subindo na manhã de sábado sobre as instalações em Fujairah, que abriga um importante porto e terminal de exportação de petróleo e onde ataques iranianos já atingiram um centro de armazenamento e comercialização de petróleo.

Com os incêndios, algumas operações de carregamento de petróleo foram suspensas no emirado de Fujairah, que é um importante centro de abastecimento de combustíveis marítimos, disseram fontes da indústria e do comércio locais.

as (AFP, AP, Reuters)

Hamas pede ao Irã que pare de atacar países vizinhos
O grupo radical palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, instou seu aliado Irã, neste sábado (14/03), a cessar os ataques contra seus vizinhos do Golfo Pérsico em retaliação aos ataques aéreos dos EUA e de Israel.

O Hamas mantém laços estreitos com o Catar, onde o Irã atacou uma base militar dos Estados Unidos.

O Hamas integra o chamado Eixo de Resistência, uma coligação informal de grupos radicais da região financiados e armados pelo Irã para combater Israel e os Estados Unidos.

as (Efe, AP, Lusa)

Irã lança novos ataques contra alvos israelenses e americanos
A Guarda Revolucionária do Irã anunciou na madrugada deste sábado (14/03) duas novas ondas de ataques contra alvos israelenses e americanos no Golfo Pérsico.

Num comunicado divulgado pelas agências de notícias iranianas Fars e Tasnim, a força de elite iraniana afirmou ter disparado contra Beersheba, Navatim e o Deserto do Negev, em Israel. Posteriormente, relatou novos ataques conjuntos com o grupo xiita libanês Hezbollah contra o norte de Israel (Haifa, Galileia e Colinas de Golã).

A Guarda Revolucionária também afirmou ter atacado com mísseis a base americana de Al-Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, e atacado Al Udeid, a maior base militar dos EUA no Oriente Médio, localizada no Catar.

A extensão dos ataques ainda não está clara, embora os militares israelenses tenham alertado em duas ocasiões que identificaram mísseis lançados do Irã. Mais tarde, confirmaram que equipes de emergência e resgate estavam "operando num ponto de impacto" no norte do país.

as (Efe, AFP)

Trump anuncia ataque a importante ilha petrolífera iraniana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (13/03) que as forças militares americanas realizaram um dos bombardeios "mais poderosos" da história do Oriente Médio, "obliterando totalmente" todos os alvos militares na ilha de Kharg, onde está armazenado 90% do petróleo que o Irã exporta para o mundo.

Em resposta, as Forças Armadas do Irã declararam que destruirão "toda a infraestrutura petrolífera, econômica e energética ligada aos Estados Unidos" no Oriente Médio caso instalações energéticas do Irã sejam atacadas.

Trump escreveu em sua rede social Truth Social que o ataque foi executado pelo Comando Central (Centcom), sob suas ordens. Trump classificou essa ilha como "a joia da coroa do Irã".

No entanto, ele afirmou que optou por não destruir a infraestrutura petrolífera da ilha, uma decisão que ele ressaltou que pode reconsiderar se o bloqueio do Estreito de Ormuz for mantido.

A agência de notícias oficial do Irã, a Fars, confirmou que o ataque dos EUA não causou quaisquer danos às infraestruturas petrolíferas na ilha de Kharg e acrescentou que foram ouvidas 15 explosões.

Kharg, localizada a 25 quilômetros da costa iraniana, é considerada um ponto vital para o Irã por concentrar o principal terminal petrolífero do país e ser o maior ponto de carregamento de petróleo bruto para navios petroleiros.

as (Efe, AP, AFP)

Embaixada dos EUA em Bagdá é atingida em ataque aéreo
Um ataque foi lançado contra a embaixada dos EUA em Bagdá na madrugada deste sábado (14/03), segundo altos funcionários da segurança iraquiana. Imagens divulgadas por agências de notícias mostram fumaça preta saindo do complexo diplomático.

A Reuters e a Associated Press (AP) informaram que a embaixada foi atingida por um míssil, enquanto a AFP relatou que um drone atacou o prédio.

Esta é a segunda vez que a embaixada dos EUA é atacada em Bagdá desde o início da guerra.

Esse ataque ocorreu após uma série de ataques aéreos realizados antes do amanhecer de sábado contra um grupo armado pró-Irã, o Kataib Hezbollah, também conhecido como Brigadas do Hezbollah, e que mataram três membros desse grupo, de acordo com fontes de segurança.

Na sexta-feira, a embaixada havia renovado o alerta de segurança de nível 4 para o Iraque, avisando que o Irã e milícias alinhadas com o regime iraniano já realizaram ataques contra cidadãos, interesses e infraestruturas dos EUA e poderiam continuar a atacá-los.

as (AFP, AP, Reuters, Lusa)

EUA enviam 2,5 mil fuzileiros navais e navios de guerra ao Oriente Médio
O Pentágono está enviando mais navios de guerra e cerca de 2,5 mil fuzileiros navais ao Oriente Médio, informou a imprensa americana nesta sexta-feira (13/03).

Segundo o Wall Street Journal, o navio de assalto anfíbio USS Tripoli, que estava estacionado no Japão, está a caminho da região.

A ele somam-se diversos navios de guerra e caças F-35, além de fuzileiros, informou o portal Axios, citando um alto funcionário do governo americano. Os marinheiros estariam habilitados a realizar operações em terra, caso necessário.

Também citando fontes do governo americano, a agência de notícias Associated Press citou o navio de assalto anfíbio e 2,5 fuzileiros navais.

Os reforços devem levar uma semana para chegar à região. Eles foram mobilizados num momento em que a guerra no Oriente Médio caminha para a sua terceira semana e o regime iraniano não dá sinais de que pretenda se dobrar à pressão de Donald Trump.

ra (AP, dpa)