No sábado e domingo, várias pessoasl começaram a procurar nos arredores de Portland, no estado do Oregon, nos EUA, a janela do avião da Alaska Airlines que se desprendeu na noite de sexta-feira num voo com destino a Ontário, na Califórnia, abrindo um buraco na fuselagem e provocando um pouso de emergência.

A janela apareceu na tarde de domingo no quintal da casa de um professor, mas o que os pesquisadores encontraram foram dois celulares que aparentemente haviam caído dos passageiros do avião, que sofreu o incidente quando voava a cerca de 16 mil pés de altitude (cerca de 5 mil metros). Um deles, um iPhone, foi visto ligado e em bom estado. Em sua tela estava o recibo de check-in das malas de um passageiro do avião, segundo imagens que Seanathan Bates tuitou.

Na parte inferior da imagem você pode ver que o cabo do carregador quebrou, cujo plugue ainda está conectado ao telefone, como o próprio Bates destacou em outra mensagem na rede social X.

O próprio Bates explica o que aconteceu em um vídeo que gravou posteriormente: “Fui dar uma caminhada hoje e encontrei no solo um telefone pertencente a um passageiro da Alaska Airlines. Que melhor desculpa para dar um passeio esta tarde do que o NTSB [Conselho Nacional de Segurança nos Transportes] ter pedido às pessoas que relatassem qualquer coisa que parecesse ter caído no recente acidente da Alaska Airlines. Felizmente, ninguém ficou ferido ou sugado. Mas alguns pertences foram perdidos”, começa sua história.

“Eles ainda estavam procurando a porta e encontrei um telefone caído na beira da estrada que aparentemente havia caído 5.600 metros de altura. E eu estava, claro, um pouco cético no início, pensei que poderia ser apenas ele ter caído de um carro”, continua ele. “Encontrei. Ainda estava bem limpo. Não tem nenhum arranhão, estava debaixo de um arbusto e não tinha bloqueio de tela então abri e estava no modo avião com uma confirmação de viagem e um recibo de bagagem do voo Alaska 1282 então tive que ligar para o NTSB”.

Nas imagens divulgadas por Bates é possível ver um funcionário do NTSB que se dirigiu ao local onde o telefone apareceu. O NTSB confirmou a história, segundo a televisão ABC. A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, disse no domingo em entrevista coletiva em Portland que dois telefones que aparentemente pertenciam aos passageiros do voo da Alaska Airlines foram encontrados, um próximo à estrada e outro no quintal de uma casa, e que eles estavam indo. para serem devolvidos aos seus proprietários. Ele não disse nada sobre o estado dos telefones.

O voo da Alaska Airlines descolou de Portland, no noroeste dos Estados Unidos, na sexta-feira às 17 horas locais, com destino a Ontário, na Califórnia, mas teve de regressar cerca de 20 minutos depois, quando o painel caiu .