De olho numa vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026, o Botafogo recebe o Grêmio, no Estádio Nilton Santos, neste sábado, às 19h30, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho tenta se firmar bem longe de qualquer chance de rebaixamento, ameaça que o deixou preocupado por muitas rodadas.
O Botafogo tem 55 pontos, em quinto lugar, mas tem na sua cola o Fluminense, com 54, e o Bahia, com 53. Esta disputa tem gerado uma mistura de confiança e tensão. A virada por 3 a 2 sobre o Sport, na última rodada, mostrou força de reação, mas também expôs a ansiedade que o técnico Davide Ancelotti apontou como principal problema do time, invicto há seis rodadas.
A comissão técnica conta com o retorno do meia Joaquín Correa, que está recuperado de um problema muscular que o tirou da última rodada. O meia Álvaro Montoro também deve ser novidade. O promissor atleta argentino fez seu retorno contra o Sport após mais de um mês longe dos gramados se recuperando de uma lesão na clavícula direita.
O time terá o desfalque de Alex Telles, suspenso, por isso, Cuiabano assume a lateral. A dúvida maior ficou para o comando de ataque, porque o panamenho Kadir marcou dois gols no último jogo e pode aparecer como titular pela primeira vez, deixando Arthur Cabral na reserva. O meia Santi Rodríguez e o centroavante Chris Ramos, ambos no departamento médico, seguem de fora.
O Grêmio deu uma boa respirada depois de vencer por 2 a 1 o Vasco, em Porto Alegre, chegando aos 43 pontos, em 12º lugar. Segundo o técnico Mano Menezes ainda faltam ‘mais uns pontinhos’ para não temer mais a ameaça de queda.
O time não terá o zagueiro Wagner Leonardo, suspenso, mas Monsalve deve retornar. Alysson é dúvida por apresentar um quadro viral, mas Pavón pode ganhar nova chance. No meio-campo, Dodi e Arthur sustentam o setor, enquanto Edenilson volta de suspensão para reassumir o protagonismo.
No ataque, Carlos Vinícius segue titular, enquanto Amuzu é a principal válvula de escape pelos lados. A ordem no Grêmio é segurar o ímpeto inicial do Botafogo e explorar espaços em velocidade.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X GRÊMIO
BOTAFOGO – Leo Linck; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano; Danilo, Marlon Freitas e Joaquín Correa; Savarino, Kadir (Arthur Cabral) e Montoro. Técnico: Davide Lancelotti.
GREMIO – Tiago Volpi; Marcos Rocha, Erick Noriega, Kannemann e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenilson; Alysson, Carlos Vinícius e Pavón. Técnico: Mano Menezes.
ÁRBITRO – Felipe Fernandes de Lima (MG).
HORÁRIO – 19h30.
LOCAL – Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).