O escritório da InvestSP em Munique (Alemanha), criado pelo ex-governador de São Paulo João Doria, lança esta semana um guia de orientação para europeus e alemães com informações sobre os principais pontos que investidores e empresas precisam saber para investir em São Paulo.
O guia aborda questões locais e temas como abertura de empresas, comércio exterior, contratos, legislação trabalhista, compliance, licenciamento ambiental e parcerias público-privadas.
Informações sobre a economia digital no estado também estão na mira dos alemães, já que o país precisa avançar em seu processo de transformação para aumentar a competitividade de sua indústria, que é o centro da economia alemã. Fintechs brasileiras que oferecem potencial para parcerias devem se beneficiar nesse cenário.
Segundo Fernando Fritz, executivo que dirige o escritório em Munique, São Paulo tem grande potencial para se transformar em exportador de hidrogênio verde para a Europa. “A guerra entre a Rússia e a Ucrânia acelera a necessidade de reduzir a dependência do gás russo. Nesse contexto o guia ajuda a atrair as atenções dos alemães e europeus para a alternativa do hidrogênio verde paulista.”