A Cassa Depositi e Prestiti (CDP), banco de investimentos do governo italiano, e a Simest, seu braço de internacionalização, assinaram três memorandos de entendimento na Argentina e no Brasil nesta semana. As ações, ocorridas no âmbito de uma missão da Confindustria e da agência ICE, visam fortalecer os laços econômicos e promover investimentos mútuos em setores estratégicos.
- Acordos de investimento ítalo-argentino-brasileiro foram firmados pela CDP e Simest para impulsionar negócios.
- Os memorandos abrangem setores como minerais críticos, energia, transição verde, economia circular e infraestrutura.
- Parcerias com câmaras de comércio locais apoiarão a internacionalização de pequenas e médias empresas italianas nos mercados sul-americanos.
Em Buenos Aires, o banco de investimentos italiano, CDP, formalizou um memorando de entendimento com a União Industrial Argentina (UIA). O objetivo principal é incentivar encontros de negócios, investimentos recíprocos e a formação de joint ventures. Os focos setoriais incluem minerais críticos, energia, transição verde, economia circular e infraestrutura, áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento sustentável e a cooperação bilateral.
Como os acordos beneficiam as PMEs?
Além do acordo com a UIA, a CDP e a Simest estabeleceram outras duas parcerias estratégicas. Estas foram firmadas com as Câmaras de Comércio Italianas localizadas em Buenos Aires e São Paulo. Tais acordos têm como propósito central guiar e apoiar as pequenas e médias empresas (PMEs) da Itália em sua expansão para os mercados argentino e brasileiro, facilitando seu acesso e integração.
Para otimizar esse processo de internacionalização e de fomento econômico, a CDP utiliza sua plataforma de matchmaking empresarial. Esta ferramenta promove ativamente a conexão entre PMEs italianas, argentinas e brasileiras, contribuindo decisivamente para a consolidação e o fortalecimento dos vínculos comerciais e econômicos entre as três nações, gerando oportunidades de crescimento e intercâmbio de inovações.
Da IstoÉ com ANSA.