O investimento de grandes empresas em segurança de suas aplicações de nuvem deve aumentar este ano. É o que indica um estudo divulgado pela Fortinet, companhia especializada em soluções de segurança digital. O Relatório de Segurança na Nuvem de 2024 foi elaborado a partir de entrevistas com 927 profissionais de segurança de grandes empresas de todo o mundo. Entre os entrevistados, 61% declararam que suas empresas devem aumentar o investimento em segurança de cloud. 32% devem manter os atuais níveis de investimento, e apenas 7% pretendem reduzir os investimentos.
O estudo traz ainda outras informações sobre ambientes de cloud, incluindo.
- 78% dos entrevistados declararam ter estruturas híbridas ou multicloud, ou seja, com nuvens privadas e públicas de vários provedores para diferentes aplicações.
- 59% dos profissionais declararam que questões de segurança e compliance ainda são fortes barreiras para a adoção de estratégias multicloud.
- 93% dos profissionais se disseram preocupados com a falta de mão-de-obra qualificada no setor de segurança para ambientes multicloud.
- 95% dos entrevistados declararam ser a favor de uma plataforma única para gestão de segurança em ambientes multicloud.
Na competição entre os grandes players de nuvem, a Microsoft Azure liderou a preferência entre os entrevistados. 62% deles disseram usar a nuvem da Microsoft, seguida por AWS (54%), Google Cloud (42%), Oracle Cloud (21%) e IBM Cloud (14%). Lembrando que, por conta de estruturas multicloud, uma mesma companhia pode ser cliente de vários fornecedores de nuvem.