Os investimentos de empresas em plataformas de nuvem devem continuar em ritmo acelerado neste ano. Segundo relatório de projeções do IDC para 2024, o volume total de investimentos deve chegar a R$ 1,5 bilhão. Segundo o instituto, em um cenário de competição cada vez mais acirrada, integração e interoperabilidade em ambientes híbridos e multicloud serão essenciais para assegurar que os dados possam ser efetivamente utilizados por grandes empresas.

O instituto observa ainda que o universo de dados armazenados em todo o mundo deve chegar a 157 ZB neste ano. Deste total, apenas 25% estão em ambientes de nuvem. O IDC aponta que o armazenamento de dados em nuvem cresce com o dobro da velocidade dos dados fora de ambientes de cloud.

IA generativa deve passar da teoria para prática

O relatório do IDC aponta ainda que, após a fase de badalação pura, a IA Generativa (GenAI) deve começar a gerar valor de fato para as empresas que estiverem adequadamente preparadas. O instituto observa que mais de mais de 90% das empresas de grande porte já têm algum caso de uso que é habilitado por IA “convencional”.

Especificamente sobre GenAI, o estudo afirma que o desafio atual é integrar fontes de dados, governança, processos e objetivos de
negócio para efetivamente gerar valor, seja para seus clientes internos ou para os clientes externos. O IDC nota que “muitas empresas ainda não têm uma cultura de dados estabelecida, com uma governança e curadoria que asseguram a confiabilidade e a qualidade dos dados a serem inseridos nos modelos de GenAI”.

O estudo aponta que os gastos com GenAi ainda estão em estágio inicial no Brasil, e devem dobrar neste ano em relação a 2023. Para a América Latina o investimento total estimado em GenAI neste ano deve ficar em US$ 120 milhões.