O empresário e influenciador fitness Renato Cariani, 47, que nesta terça-feira, 12, se tornou alvo de investigação da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Receita Federal, que tem na mira uma suposta organização criminosa que desviou 12 toneladas de produtos químicos para produção de cocaína e crack, é um grande conhecido da mídia e do meio político.

+Psicólogo explica abuso patrimonial sofrido por Susana Werner: ‘Vertente de uma relação tóxica’

+‘São críticas que faço há anos’, se defende Leão Lobo após ser detonado por dizer que Xuxa não tem talento

Um dos alvos da PF é a empresa Anidrol, de Diadema (SP), que tem como sócio o influenciador fitness Renato Cariani.

A Receita Federal e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo também participam da operação que, ao todo, envolveu 18 mandados de busca e apreensão conduzidos nas cidades de Diadema, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, na região metropolitana da capital paulista, além de locais em Praia Grande (SP), Guarujá (SP), Curitiba (PR) e Rubim (MG).

Segundo as autoridades, o esquema da empresa envolve a emissão de notas fiscais falsas de empresas licenciadas a vender produtos químicos regulamentados no estado de São Paulo. Eram usados “laranjas” como funcionários de grandes multinacionais, que realizavam depósitos em espécie como compradores das substâncias.

As investigações das autoridades obtiveram o número de 60 transações fraudulentas realizadas pela organização criminosa, o que corresponde a um número de aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos como fenacetona, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Tal quantidade possibilita a produção de 15 a 19 toneladas de cocaína e crack.

Os investigados são suspeitos de tráfico equiparado, associação e lavagem de dinheiro, crimes cujo as penas podem atingir 35 anos de prisão, caso o envolvimento seja comprovado.

Relação com Bolsonaro

Em agosto de 2022, Renato Cariani, que sempre foi bolsonarista declarado, revelou que perdeu cerca de 25 mil seguidores nas redes sociais depois de anunciar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iria participar do “Ironberg Podcast”, atração voltada a atletas de fisiculturismo.

Em entrevista ao portal UOL, Cariani disse que a polarização política foi o que provocou a perda de seguidores: “As eleições viraram algo como torcida de time de futebol. Se William Bonner entrevista o candidato, está tudo bem. Mas nós, como especialistas da área da saúde e da nutrição, não podemos ter a oportunidade de conversar com o presidente da República? Queremos questioná-lo se ele realmente reconhece o valor da academia”, afirmou na ocasião.

“O atual presidente enxerga, admira e acompanha o trabalho que nós realizamos na mudança de hábito de vida das pessoas, na forma como a gente impacta diretamente na vida das pessoas, na mudança de estilo de vida, da recomposição corporal, na transformação de vida das pessoas. Não estamos falando de fisiculturismo, estamos falando sobre mudança de vida”, explicou.

Cariani se defende das acusações

Em um vídeo publicado no Instagram na tarde de hoje, Renato Cariani afirma que foi pego de surpresa e que os mandados de busca e apreensão foram destinados a todos os sócios da Anidrol Ele ainda diz que não tem conhecimento do processo, já que ele segue em segredo de Justiça.

“A minha sócia, com 71 anos de idade ainda é a grande gestora da empresa, que tem sede própria, todas as licenças e certificações nacionais e internacionais, que trabalha totalmente regulada”, pontuou, finalizando com um agradecimento às mensagens de carinho que foram enviadas e ele, e complementando que repassará informações relativas às investigações para os seguidores assim que as receber.

IstoÉ tentou contato com a empresa Anidrol, mas não obteve resposta até o momento desta publicação, o espaço permanece aberto para posicionamento.

Sucesso nas redes sociais 

No Instagram, Renato Cariani tem mais de 7,3 milhões de seguidores. Na rede social, ele se apresenta como professor de Química e Educação Física. Também como atleta profissional, empresário, youtuber e fisiculturista.

Já em seu canal no Youtube, onde reúne mais de 6,3 milhões de inscritos, o influenciador fitness costuma abordar temas ligados à saúde, alimentação saudável e boa forma do corpo. “Seja disciplinado com o seu corpo, assim como é disciplinado com seu trabalho e compromissos, isso fará de você uma pessoa ainda mais poderosa, produtiva e vencedora”, diz ele em um dos vídeos.

Renato Cariani é conhecido por atrair famosos como apresentadores de TV, cantores e influenciadores que procuram para perder peso. Entre eles estão nomes como MC DanielAlokDanilo GentiliFelipe FrancoLucas Lucco.