Nythalmar Dias Ferreira Filho, advogado investigado sob suspeita de tráfico de influência na Lava-Jato do Rio de Janeiro, alertou o ex-secretário de Saúde do estado, Sérgio Côrtes, sobre uma “semana preciosa” cinco dias antes de ele ter sido preso suspeito de fraudes na contratação de uma organização social pela Secretaria Estadual de Saúde.

Em um conteúdo obtido pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o advogado se sentia “no dever” de contatar Sérgio. “Embora não tenha por costume procurar possíveis clientes, especialmente em fase de alinhamento com as atuais defesas, no seu caso me sinto no dever de lhe informar que vc (você) está perdendo uma semana preciosa, pois a atitude de sexta, embora já esperada, é fruto de uma conjuntura que vc (você) faz parte”, informa a mensagem de Nythalmar.

A mensagem encaminhada por Dias Ferreira faz parte da investigação em que o advogado é suspeito de tráfico de influência e exploração de prestígio. De acordo com depoimentos, Nythalmar se aproximava de clientes dizendo ter relações próximas com o juiz federal Marcelo Bretas e com procuradores da Operação Lava-Jato.

Mesmo com a conversa, Côrtes não fechou acordo com Dias Ferreira, e foi preso cinco dias depois na Operação S.O.S., que apurava fraudes na contratação de uma Os pela secretaria de Saúde.

Além de Sérgio Côrtes, Dias Ferreira também abordou outros clientes com ofertas de facilidades, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista.