Por Lewis Krauskopf

NOVA YORK (Reuters) – Investidores de ações dos Estados Unidos preocupados com a incerteza geopolítica e a batalha do banco central americano contra a inflação estão migrando para setores considerados mais seguros, argumentando que podem resistir melhor a tempos turbulentos e tendem a oferecer mais dividendos.

Os setores de saúde, serviços públicos, bens de consumo básico e imobiliário têm registrado ganhos até o momento em abril, mesmo com a queda do mercado mais amplo, seguindo uma tendência que fez eles superarem o índice S&P 500 neste ano.

O apelo a esses setores tem sido particularmente forte nos últimos meses, já que os investidores temem que o Federal Reserve sufoque a economia dos EUA à medida que aperta a política monetária para combater a alta de preços ao consumidor.

Embora o crescimento seja forte agora, vários grandes bancos de Wall Street levantaram preocupações de que as medidas agressivas do Fed possam causar uma recessão conforme avançam na economia.

O mercado do Tesouro norte-americano enviou um sinal alarmante no mês passado, quando os rendimentos de curto prazo de alguns vencimentos de títulos do governo subiram acima dos de longo prazo. O fenômeno, conhecido como curva de juros invertida, já precedeu recessões passadas.

Enquanto isso, as consequências da guerra na Ucrânia continuam sendo uma preocupação para os investidores.

Enquanto o S&P 500 caiu quase 8% em 2022, o setor de serviços públicos ganhou mais de 6%, consumo básico avançou 2,5%, saúde recuou 1,7% e imobiliário teve declínio de 6%.

(Reportagem de Lewis Krauskopf)((Tradução Redação Brasília, 55 11 5047-2695)); REUTERS BC)