PADANG, 29 NOV (ANSA) – Inundações causadas por chuvas torrenciais provocaram devastação no Sudeste Asiático e já deixaram mais de 460 mortos na Indonésia, Tailândia e Malásia, que convivem com cidades alagadas e deslizamentos de terra.
O governo indonésio já contabiliza mais de 300 óbitos no dilúvio, sobretudo na província de Sumatra do Norte, enquanto as autoridades tailandeses confirmaram 162 pessoas falecidas no sul do país. Já a Malásia soma duas vítimas.
Cerca de 270 indivíduos continuam desaparecidos na ilha de Sumatra, na Indonésia, e dezenas de milhares de moradores foram evacuados. “Esta é a pior enchente que nossa vila já experimentou”, disse Novia, residente em Pidie, na província de Aceh, enquanto limpava a lama de sua casa, à agência AFP.
Já na Tailândia, caminhões refrigerados foram usados para conservar os corpos das vítimas e aliviar a pressão sobre os necrotérios superlotados, enquanto o premiê Anutin Charnvirakul se desculpou com a população. “Sempre que há perdas, mortes ou feridos, a culpa é do primeiro-ministro”, disse ele.
O governo tailandês implementou medidas de auxílio para os afetados pelas inundações, incluindo indenizações de até 2 milhões de bahts (R$ 330 mil) para famílias que perderam entes queridos. (ANSA).