Ao menos 16 pessoas morreram após as fortes chuvas que atingiram Kentucky, nos Estados Unidos, na sexta-feira (29). O presidente Joe Biden declarou estado de emergência por conta das enchentes.

Em uma nota divulgada pela Casa Branca, o mandatário de 79 anos deu ordens para que fosse enviada ajuda ao estado norte-americano. Biden também decidiu alocar fundos federais para apoiar os governos locais na reconstrução das regiões atingidas pela chuva, já que a área afetada pelo mau tempo é uma das mais pobres do país.

“Centenas de casas, seus campos de futebol, seus parques, empresas, debaixo de mais água do que eu acho que qualquer um de nós já viu naquela área”, disse Beshear. “Absolutamente intransitável em vários pontos”, disse o governador do Kentucky, Andy Beshear, em entrevista coletiva.

Tropas da Guarda Nacional e policiais usaram helicópteros e barcos para resgatar dezenas de pessoas.

As inundações que devastaram Kentucky durante a noite também atingiram a cidade de Las Vegas, no estado de Nevada. Diversos vídeos nas redes sociais mostraram alguns cassinos, como o icônico Caesars Palace, cheios de água.

As ruas do centro de Las Vegas, o aeroporto e várias lojas também foram afetadas pelas enchentes, mas não há relatos de vítimas ou feridos.