CALÁBRIA, 20 AGO (ANSA) – Pelo menos oito pessoas, sendo quatro homens quatro mulheres, morreram nesta segunda-feira (20) após o transbordamento do rio Raganello, em Civita, na Calábria, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Itália.   

O número de vítimas ainda é incerto, mas pelo menos 18 sobreviventes já foram resgatados, entre eles há cinco feridos.   

Uma criança foi transferida para um hospital com hipotermia, informou a prefeitura de Cosenza.   

De acordo com o responsável pela Proteção Civil regional, Carlo Tansi, a enchente surpreendeu o grupo de excursão em uma área caracterizada por desfiladeiros e canyons.   

A imprensa local havia afirmado que os turistas estavam fazendo rafting, mas a Federação Italiana de Rafting disse, em comunicado, que “as atividades nas quais as pessoas envolvidas no incidente faziam uma descida a pé no riacho”.   

Além disso, a nota ressalta que “nenhuma organização pertencente à Federação que atua na área está envolvida no trágico acidente As chuvas torrenciais na área causaram um aumento no fluxo do curso da água e as pessoas ficaram presas nas rochas. Segundo as autoridades, os bombeiros vão continuar realizando a operação de buscas nas montanhas durante toda a noite. “Há cerca de 70 unidades comprometidas com a peneiração da área afetada por esta imensa tragédia, mas o fator desconhecido é o número de pessoas desaparecidas”, explicou Tansi.   

No momento, ainda não é possível definir todas as pessoas que estavam no local na hora da enchente, mas as equipes temem que entre os desaparecidos há várias crianças, além dos guias turísticos. Todos foram levados pela correnteza da chuva a três quilômetros de distância. (ANSA)