Como introduzir a alimentação saudável em crianças acima do peso

O cuidado com a alimentação deve começar na infância, e os índices provam a importância dos hábitos saudáveis desde o início da vida. Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde em 2021, cerca de 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.
+ Especialistas esclarecem os transtornos alimentares, tema que ganhou destaque no BBB 22
+ Autismo não é doença: tudo o que você precisa saber sobre a condição
Em qualquer idade, o excesso de peso pode promover a obesidade e, consequentemente, predispor a diferentes doenças, como diabetes, hipertensão, inflamações e até alguns tipos de câncer. Portanto, prevenir essas condições ainda na infância é essencial para qualidade de vida.
Para os pais e responsáveis, em especial de crianças que já estão acima do peso ou sofrem de obesidade infantil, pensar em uma alternativa pode ser uma tarefa difícil. Afinal, crianças podem fazer dieta? A nutricionista Beatriz Saramago, da Jornada Mima, healthtech carioca especializada em alimentação para a primeira infância, esclarece o assunto.
Dicas para introduzir a alimentação saudável em crianças

A especialista observa que “é mais difícil inserir bons hábitos a uma criança que não foi acostumada com isso, mas não é impossível”. Ela garante ser preciso reeducar o paladar, reforçando sempre ao menor que uma alimentação saudável pode ser prazerosa.
Os bons exemplos dos responsáveis são fundamentais nesse momento. “Se os pais mudarem toda a sua forma de se alimentar em casa, a criança automaticamente também vai mudar. E precisamos desmitificar que o alimento saudável não é saboroso. Só explicar não adianta, mostrar atitudes é mais importante”, garante Beatriz.
É preciso estimular a consciência da criança sobre a alimentação saudável, explicando a ela que os novos hábitos promoverão mais energia e disposição para brincar, estudar e passear, por exemplo.
Alimentação divertida

Se nunca houve esse tipo de hábito em casa ou se a criança não o aceita, paciência e criatividade são as palavras-chave. A nutricionista reitera que não é preciso forçar o menor a comer algo que ele não quer, e é nesse momento que o diálogo e a imaginação entram em ação.
Planejar pratos coloridos, “divertidos” e substituir os alimentos não saudáveis por opções conscientes auxiliam no processo. “Iogurte com sabor pode ser feito com a versão natural com frutas de verdade, assim como picolés de frutas batidos com iogurte natural. Hambúrgueres, tentar cozinhar a sua versão em casa, sem optar para os fast foods”, exemplifica a especialista.
Quando a criança entende que certos alimentos não são proibidos, e sim não saudáveis, ela faz escolhas certas. Beatriz completa: “Se tem hábitos saudáveis e a família também, dificilmente a criança fará questão de alimentos que provar fora desse contexto, porque não terá sentido para ela”.
Restrição pode gerar transtornos alimentares. “O equilíbrio é fundamental”, destaca a nutricionista. Portanto, o conjunto de manter uma alimentação balanceada e incentivar a prática de atividades físicas é a melhor opção para o desenvolvimento saudável.
Para crianças com sobrepeso ou obesidade, é indispensável o trabalho multidisciplinar com médicos, psicólogos e nutricionistas.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
alimentação colorida alimentação saudável alimentação saudável prazerosa câncer como fazer a criança comer legume consciência da criança consciência infantil consequências da obesidade infantil crianças crianças com obesidade crianças com sobrepeso crianças podem fazer dieta? cuidado com a alimentação desenvolvimento saudável diabetes doenças emagrecimento emagrecimento infantil excesso de peso hipertensão infância inflamações mãe mães maternidade nutricionista obesidade obesidade infantil paladar infantil pratos coloridos pratos coloridos para crianças riscos obesidade infantil saude saúde da mulher saúde feminina saúde infantil transtornos alimentares transtornos alimentares infantil