Agronegócio

INTL FCStone eleva previsão de produção de soja no Brasil em 0,3%

São Paulo, 1 – A INTL FCStone aumentou a estimativa de área plantada de soja no Brasil para a safra 2019/20 em 0,27% na revisão de novembro, para 36,5 milhões de hectares. Com isso, a projeção para produção da oleaginosa avançou 0,3%, para 121,8 milhões de toneladas. A produtividade ficou estável em 3,34 toneladas/hectare.

A previsão de consumo doméstico para o ano subiu de 46,5 milhões de toneladas para 48 milhões de toneladas no mais recente levantamento, “diante de produção e exportações aquecidas de carnes e do aumento da mistura de biodiesel no diesel”, conforme comunicado da consultoria. Estimativa de estoque caiu para 3,35 milhões de toneladas, ante 4,59 milhões de toneladas no levantamento anterior. Já as exportações foram mantidas em 72 milhões de toneladas.

Para a primeira safra de milho, a consultoria mudou a metodologia de apuração “para ficar em linha com a Conab”. Com isso, a estimativa de produção da consultoria passou para 26,46 milhões de toneladas, ante 26,85 milhões de toneladas no levantamento de outubro. Já a área plantada passou para 4,167 milhões de hectares.

A companhia ainda não divulgou as primeiras estimativas para a safrinha, ou segunda safra de milho. De acordo com relatório assinado pela analista de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi, apesar do avanço do plantio da soja nas últimas semanas, ainda haverá replantio, que pode afetar a janela da semeadura da safrinha no ano que vem.