Tecnologia & Meio ambiente

Internet pode sofrer falha mundial nos próximos dias, dizem especialistas

Internet pode sofrer falha mundial nos próximos dias, dizem especialistas

(Arquivos) Homem navega na internet - AFP/Arquivos

Em maio, a internet mundial pode sofrer uma falha, como já ocorreu em outros anos. A chance de o problema ocorrer é remota, segundo especialistas, mas as conseqüências deixam todos preocupados. As informações são do UOL.

Especialistas denominaram de “768k Day” o dia em que roteadores de empresas de transmissão de dados mais antigos têm seu limite de tráfego de rotas ultrapassado e ficam “malucos”. O problema é conhecido por todos da área, especialmente pelos problemas que pode gerar nas conexões.

Entre as conseqüências estão lentidão, dificuldades para se conectar e até um possível “mini apagão” na internet de muitos usuários em toda a rede. Há, porém, uma dúvida se usuários sentirão a falha como em anos anteriores ou não, pois muitas empresas trocaram equipamentos.

O “768k Day” não tem uma data especifica para acontecer, mas especialistas acreditam que ele aconteça nos próximos dias, em maio, quando a “tabela de rotas”, uma espécie de “mapa” que direciona a troca de dados, deve atingir o limite de 768 mil entradas e ocasionar problemas. A última vez que isso aconteceu foi em agosto de 2014.

De acordo com especialistas procurados pelo UOL, equipamentos antigos e provedores menores que não atualizaram o sistema devem ser os mais afetados pelo “768k Day”.