A Justiça Federal tornou réu um homem da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por fazer publicações racistas na internet. O processo, que corre em segredo de Justiça, foi por conta de comentários sobre negros, chamando-os de “desprovidos de inteligência”. As informações são do portal G1.

Nas mensagens publicadas pelo internauta, ele diz que existem diferentes raças entre os humanos e que isso é o “resultado de milhares de anos de evolução”. Em seguida, completa afirmando que “negros, no geral, são desprovidos de inteligência, mas tendem a ser mais fortes”. Ao ser questionado por outros internautas sobre seus comentários, o homem reafirma sua posição preconceituosa e diz que “existe sim uma diferença entre os povos”.

Os comentários feitos pelo homem foram postados em uma página do Facebook em setembro de 2017 e denunciados por outros usuários da rede social. A Polícia Federal (PF) iniciou um inquérito para investigar o caso após pedido do Ministério Público Federal (MPF). Em entrevista ao G1, a procuradora da República Daniela Gozzo de Oliveira disse que o homem admitiu ser o autor das postagens em um depoimento para a Polícia Federal e que, caso seja condenado, pode receber de dois a cinco anos de prisão e o pagamento de uma multa.