Evaristo Costa usou o Instagram nesta terça-feira, 16, para conversar com seguidores a respeito de seu quadro de Doença de Crohn. O jornalista explicou que um erro de diagnóstico o fez demorar um ano para receber o tratamento eficaz para a condição.

O ex-apresentador do Jornal Hoje, da Globo, está internado desde sábado, 13, na Inglaterra, onde mora. Ele sofre com uma sepse urinária, que é uma das possíveis consequências da Doença de Crohn.

+ Conheça doença que fez Evaristo Costa ser internado na UTI: ‘Sem previsão de alta’

Em vídeo compartilhado na rede social, Evaristo contou que não deu importância aos sintomas quando eles surgiram. “Achei que era alimentação errada, que o problema se resolveria com o tempo, e não foi bem assim. Comecei com episódios de diarreia, eu ia ao banheiro 15, 20, 30 vezes ao dia. Em alguns momentos, diarreia e sangue. Comecei a perder peso, sentir uma dor terrível, uma queimação na parte inferior da barriga. A barriga sempre inchada, dolorida, alta produção de gases”, detalhou, revelando que os sintomas se intensificavam durante a noite.

Em um primeiro momento, o jornalista foi diagnosticado com gastrite e seguiu com o tratamento para a doença. Mesmo alertando o médico sobre a persistência dos sintomas, Evaristo só foi diagnosticado corretamente em 2020, um ano depois.

Na sequência, ele revelou que tem como objetivo entrar em remissão da Doença de Crohn, já que tem sofrido diversos problemas de saúde devido à baixa imunidade.

“Em dezembro eu tive celulite, uma acumulação bacteriana na perna. Em novembro, eu tive uma infecção nos olhos. Ou seja, com a doença ativa, o meu corpo está com a imunidade muito baixa e aberto para receber quaisquer tipos de vírus e bactérias”, explicou.