Internacionalização de Negócios pode ser uma ótima opção em Meio à Reforma Tributária no Brasil

Em meio às crescentes preocupações com os desafios fiscais no Brasil, a OneWorld Internacional Partners (OWIP), destaca a importância da internacionalização dos negócios como uma estratégia promissora para enfrentar o cenário tributário em constante evolução. Com a recente aprovação da reforma tributária (PEC 45) e o aumento contínuo da carga tributária no país, a empresa enxerga na expansão para mercados internacionais uma oportunidade para mitigar os impactos financeiros e explorar novas fontes de receita.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Fazenda, a carga tributária brasileira atingiu 33,71% do PIB em 2022, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior. Além disso, o governo federal fechou 2023 com um déficit de 230 bilhões de reais, indicando a necessidade de aumentar a arrecadação. Com a implementação da reforma tributária, prevê-se um aumento adicional na carga tributária, especialmente sobre o consumo de bens e serviços.

Diante desse cenário desafiador, a OneWorld International Partners destaca a importância de explorar mercados globais, onde a tributação sobre o consumo tende a ser mais favorável. Segundo estudos da FGV, a média da incidência tributária sobre o consumo em países membros da OCDE é de 12,2%, enquanto nos Estados Unidos essa média cai para 4,4%. Essa disparidade evidencia as oportunidades oferecidas por economias com menor tributação sobre o consumo.

“A internacionalização dos negócios não apenas nos permite diversificar nossas fontes de receita, mas também nos coloca em contato com mercados onde a carga tributária é mais vantajosa”, afirma o CEO da OWIP, Ricardo Cerqueira Leite. “Ao expandir nossas operações para países com menor tributação, podemos mitigar os impactos da reforma tributária no Brasil e buscar maior rentabilidade para nossos negócios”.

Além das vantagens fiscais, a internacionalização também oferece oportunidades para aumentar a competitividade e acessar mercados com maior poder aquisitivo. Com uma variedade de oportunidades, a OWIP e a Cerqueira Leite Advogados estão posicionadas para ajudar os empresários brasileiros a expandirem sua presença global.

Entre os dias de 22 até 26 de maio em Indianápolis, nos Estados Unidos, a OWIP realiza a segunda edição do International Business Summit, um encontro criado para estimular e fomentar negócios estratégicos entre vários países, com cultura e visão diversificados, uma possibilidade para empresários, investimentos e cooperação mútua. A primeira edição teve mais de 100 participantes de gestores de setores de impacto econômico, que vivenciaram uma programação dinâmica e imersiva que resultou na consolidação de parcerias. “Não há internacionalização de negócios sem relacionamento”, diz Ricardo Cerqueira Leite, CEO da OWIP. “Durante o International Business Summit promovemos conteúdo, parcerias, integração, entretenimento e tudo que possa construir confiança e relacionamento. Reunimos um time de formadores de opinião, especialistas, empresários e instituições incríveis. Uma oportunidade para que grandes negócios surjam a partir desse encontro.”, afirma Ricardo Cerqueira Leite.

Programação:

22 de maio: DOING BUSINESS IN US – renomados palestrantes americanos compartilham todo conhecimento e experiência com os participantes.

23 de maio: DOING BUSINESS IN BRAZIL – momento único onde os empresários brasileiros apresentam seus negócios e cases de sucesso.

23 de maio: JANTAR DE NEGÓCIOS – com um menu cuidadosamente selecionado, empresários norte-americanos e brasileiros estreitam relacionamento no jantar.

24 de maio: CARB DAY – visita aos bastidores da corrida.

25 de maio: FESTIVAL PARADE – evento que celebra a corrida, tradições, história e memórias que trazem à vida o espírito do mês de maio.

26 de maio: 108 Indianapolis Motor Speedway – a mais famosa e maior corrida do mundo.