Esportes

Internacional vence Olimpia pela Copa Libertadores e fica perto das oitavas

O Internacional venceu o paraguaio Olimpia por 1 a 0, nesta quinta-feira, em partida válida pelo Grupo B da Copa Libertadores, disputada em Assunção.

No estádio Manuel Ferreira, na capital do Paraguai, o atacante Yuri Alberto (no minuto 82) marcou o gol da vitória do Colorado.


Com este resultado a equipe gaúcha é a líder da chave com nove pontos, seguida pelo venezuelano Deportivo Táchira, que também tem nove unidades, mas possui saldo de gols inferior. O terceiro é boliviano Always Ready, com seis, mesma pontuação que o lanterna Olimpia, que tem saldo de gols menor.

A sexta e última rodada do grupo será na próxima quarta-feira, às 19h (de Brasília), com o Olimpia recebendo o Deportivo Táchira em Assunção e o Inter encarando o Always Ready em Porto Alegre.

– Do banco ao gol da vitória –

O Internacional chegou à penúltima rodada da chave sabendo que uma derrota no Paraguai iria complicar sua classificação para as oitavas da Libertadores.

Mas quem esperava ver os gaúchos em busca do gol, assisitiu a um primeiro burocrático por parte do Inter que, apesar de ter o controle da bola, levou perigo apenas uma vez à meta defendida dos anfitriões, num cruzamento de Moisés desperdiçado por Thiago Galhardo (aos 9 minutos).

Já os paraguaios se fecharam demais na defesa e tentavam avançar apenas nos contra-ataques. Em um deles, o lateral Iván Torres pegou a defesa colorada desarrumada e acertou um chute de primeira que passou rente à trave dos visitantes.

Já na segunda etapa, o técnico do time brasileiro, Miguel Ángel Ramírez, promoveu uma troca de atacantes, colocando Yuri Alberto no lugar de Palacios.

A entrada do jogador deu mais mobilidade ao setor ofensivo gaúcho, com ele trocando de posição com o meia Maurício.

Depois de perder um gol cara a cara com o goleiro do Olímpia, ao chutar fraco (32), cinco minutos depois Yuri Alberto se redimiu e abriu o placar.

O lateral-esquerdo Moisés subiu pela esquerda e cruzou em direção à segunda trave, onde o atacante Marcos Guilherme escorou de cabeça para Yuri Alberto finalizar de primeira (82).

Na comemoração, o autor do gol tirou a camisa e recebeu cartão amarelo. Aos 89, o artilheiro fez falta num adversário e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso.

Nos acréscimos, a partida ficou tensa e os jogadores se estranharam dentro de campo. Para a sorte do Internacional, o Olimpia não conseguiu reagir e os três pontos mais a liderança ficaram com a equipe gaúcha, que só perderá a vaga para as oitavas se for derrotada pelos bolivianos, na próxima semana, no Beira-Rio.

– Ficha técnica da partida válida pela 5ª rodada do Grupo B da Copa Libertadores 2021

Olimpia – Internacional 0-1 (0-0)

Estádio: Estadio Manuel Ferreira (Assunção)

Árbitro: Nestor Pittana (ARG)

Gol:

Internacional: Yuri Alberto (83)

Cartões amarelos:

Olimpia: Torres (41), Salcedo (61), Caceres (88), Federico Santacruz (90+3)

Internacional: Edenilson (63), Yuri Alberto (84), Marcos Guilherme (90+3)

Expulsos:

Olimpia: Salcedo (66)

Internacional: Yuri Alberto (90)

Equipes:

Olimpia: Alfredo Aguilar – Sergio Otalvaro, Saul Salcedo, Luis Caceres, Iván Torres – Hugo Quintana (Néstor Camacho 59), Braian Ojeda (Rodrigo Rojas 86), Richard Ortiz (cap), Marcelo Estigarribia (Jordan Federico Santacruz 71), Jorge Recalde (Alejandro Silva 60) – Walter Gonzalez (Isidro Pitta 59). T: Sergio Orteman.

Internacional: Marcelo Lomba – Renzo Saravia, Lucas Ribeiro, Juan Cuesta, Moisés – Rodrigo Dourado (Rodrigo 85), Edenilson (Bruno Praxedes 78), Taison – Caio Vidal (Marcos Guilherme 75), Carlos Palacios (Yuri Alberto 60), Thiago Galhardo (Mauricio Prado 59). T: Miguel Ángel Ramírez Alonso.

hro/cl/lca