ROMA, 28 JAN (ANSA) – As quatro equipes italianas envolvidas na disputa da Champions League entraram em campo nesta quarta-feira (28). Internazionale, Juventus e Atalanta garantiram vaga nos playoffs do torneio, enquanto o Napoli, atual dono do Scudetto, foi eliminado ainda na primeira fase.
Os azzurri, comandados por Antonio Conte, precisavam vencer o Chelsea a qualquer custo para tentar assegurar uma vaga na repescagem para as oitavas de final. No entanto, a derrota por 3 a 2 frustrou os planos dos partenopei.
Jogando em casa, o Napoli saiu atrás no placar diante dos Blues e conseguiu a virada ainda no primeiro tempo, mas os londrinos contaram com o brilho do brasileiro João Pedro, que marcou duas vezes na segunda etapa e garantiu a vitória do Chelsea.
Com o resultado, os napolitanos encerraram sua participação na fase de liga da Champions League em uma modesta 30ª colocação, com oito pontos, atrás de equipes como Pafos, do Chipre, e Royale Union Saint-Gilloise (USG), da Bélgica.
A Atalanta também não conseguiu um resultado positivo diante do USG, atual líder do Campeonato Belga, mas concluiu a fase na 15ª colocação e buscará uma vaga nas oitavas de final nos playoffs. Jogando fora de casa, a Dea foi derrotada por 1 a 0.
Outro italiano que não venceu foi a Juventus, comandada pelo experiente Luciano Spalletti. A Velha Senhora visitou o Monaco e empatou por 0 a 0, mas o resultado foi suficiente para garantir a classificação à repescagem. Os bianconeri terminaram a fase de liga na 13ª posição, com 13 pontos, mesma pontuação da Atalanta.
A Inter de Milão foi a única equipe italiana a cumprir seu dever, mas as combinações de resultados tiraram os nerazzurri do grupo dos oito primeiros colocados. Assim, o clube também disputará os playoffs.
A Beneamata foi até a Alemanha enfrentar o Borussia Dortmund e venceu por 2 a 0, com gols tardios de Federico Dimarco e Andy Diouf. O time pagou caro pelas três derrotas consecutivas antes da rodada final e fechou sua participação na 10ª colocação, com 15 pontos.
Além dos três italianos, equipes como Real Madrid, Paris Saint-Germain, Newcastle, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund também disputarão a repescagem. As grandes surpresas ficaram por conta das classificações de Qarabag, do Azerbaijão, e Bodo/Glimt, da Noruega.
O G8 da Champions League, ou seja, os clubes classificados diretamente para as oitavas de final, foi formado por Arsenal, Bayern de Munique, Liverpool, Tottenham, Barcelona, Chelsea, Sporting de Portugal e Manchester City.
O Napoli, por sua vez, foi eliminado do torneio ao lado de Olympique de Marseille, Pafos, USG, PSV Eindhoven, Athletic Bilbao, Copenhague, Ajax, Eintracht Frankfurt, Slavia Praga, Villarreal e Kairat. (ANSA).