Os tradicionais do futebol europeu, Inter de Milão e Manchester United, se classificaram para as quartas de final da Liga Europa nesta quarta-feira, ao eliminarem respectivamente o Getafe espanhol e o LASK austríaco.

Esses duelos estavam em aberto desde março, quando todas as competições foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Em Gelsenkirchen, no estádio Veltins Arena do Schalke 04, em partida única já que em março não foi possível jogar sequer o jogo de ida, a Inter venceu o Getafe por 2 a 0 com gols do belga Romelu Lukaku (33) e do dinamarquês Christian Eriksen (83).

Esse segundo gol saiu minutos depois de o Getafe perder uma grande oportunidade. Após um toque de mão do uruguaio Diego Godín, o árbitro marcou pênalti, mas Jorge Molina desperdiçou mandando a bola para fora (75).

A Inter, vice-campeã da Serie A italiana, estará nas quartas de final do segundo maior torneio europeu de clubes, onde na segunda-feira enfrentará novamente na Alemanha o Glasgow Rangers ou o Bayer Leverkusen, que se enfrentam na sexta-feira.

A equipe alemã venceu por 3 a 1 na ida na Escócia, antes da paralisação devido à pandemia, e joga o jogo de volta no estádio BayArena, como claro favorito para ser o próximo adversário da Inter.

– United vence LASK –

Em Old Trafford, o Manchester United, que já havia vencido por 5 a 0 na ida disputada na Áustria, selou sua classificação para o ‘Final 8’ da Liga Europa ao vencer o LASK por 2 a 1.

O técnico Ole Gunnar Solskjaer deixou claro que não temia muito os austríacos, após a goleada aplicada em março, e colocou em campo um time misto sem astros como Paul Pogba, Bruno Fernandes, Mason Greenwood, Anthony Martial e Marcus Rashford. Até David De Gea foi poupado dando lugar a Sergio Romero.

A equipe austríaca abriu o placar no início do segundo tempo, com um gol de Philipp Wiesinger (55), mas os ingleses viraram por meio de Jesse Lingard (57) e de Martial (88).

Mais cedo se classificaram o ucraniano Shakhtar Donetsk e o dinamarquês Copenhaguen, que será o adversário do United nas quartas de final.

O Shakhtar Donestk se classificou após derrotar o Wolfsburg por 3 a 0 (5-1 no placar agregado) no Estádio Olímpico de Kiev.

O FC Copenhaguen venceu o Istanbul Basaksehir por 3 a 0 em casa depois de perder na ida por 1 a 0.

As outras quatro equipes classificadas para o ‘Final 8’ na Alemanha serão conhecidas nesta quinta-feira, com um duelo em jogo único (Sevilla-Roma) e três partidas de volta: Bayer Leverkusen-Glasgow Rangers (3-1 na ida), Basel-Eintracht Frankfurt (3-0 no primeiro jogo) e Wolverhampton-Olympiacos (1-1 na ida).

— Jogos das oitavas de final da Liga Europa (horário de Brasília):

– Quarta-feira:

(+) Copenhaguen (DIN) – Basaksehir (TUR) 0-1 (ida: 3-0)

(+) Shakhtar Donetsk (UCR) – Wolfsburg (ALE) 2-1 (ida: 3-0)

(+) Manchester United (ING) – LASK (AUT) 2-1 (ida: 5-0)

(+) Inter (ITA) – Getafe (ESP) 2-0 (jogo único)

– Quinta-feira:

(13h55) Sevilla (ESP) – Roma (ITA) (jogo único)

Bayer Leverkusen (ALE) – Glasgow Rangers (SCO) (ida: 3-1)

(16h00) Wolverhampton (ING) – Olympiacos (GRE) (ida: 1-1)

Basel (SUI) – Eintracht Frankfurt (ALE) (ida: 3-0)

OBS: as equipes com o símbolo (+) estão classificadas para o ‘Final 8’.

av/bds/mcd/dr/aam