Depois de um período turbulento, com seca de vitórias, o Internacional, demorou, mas se reergueu no Campeonato Brasileiro sob o comando de Abel Braga e agora busca o quarto triunfo seguido na competição para se consolidar no G4. O desafio nesta quinta-feira, às 19 horas, pela 28.ª rodada, será contra o Ceará, no Castelão.

Invicto há cinco partidas no torneio nacional, os gaúchos somam 47 pontos e brigam por uma vaga direta à próxima edição da Copa Libertadores. A equipe cresceu de produção nos últimos jogos e vem de três vitórias consecutivas, sobre Botafogo, Palmeiras e Bahia.

O time do técnico Abel Braga terá três mudanças em relação ao que derrotou o Bahia por 2 a 1 na última partida de 2020: as entradas de Marcelo Lomba, Rodrigo Moledo e Yuri Alberto entre os titulares. O atacante, aliás, é a grande aposta para um novo resultado positivo.

O goleiro e o zagueiro voltam à equipe após cumprirem suspensão na última rodada, nos lugares de Danilo Fernandes e Lucas Ribeiro, respectivamente. Danilo não poderia jogar porque sofreu uma contratura muscular na região lombar. Já o atacante assume a vaga do artilheiro Thiago Galhardo, que levou o terceiro cartão amarelo diante dos baianos e está fora. Moisés reassume seu lugar na lateral esquerda.

Yuri Alberto será a grande aposta para o time colorado conquistar a quinta vitória consecutiva, a quarta pelo Brasileirão. Apesar de reserva, o atacante já fez quatro gols sob o comando de Abel Braga e tem sido muito útil. Três deles foram marcados nos últimos cinco duelos. Ele receberá a responsabilidade de substituir Galhardo, principal jogador e artilheiro da equipe na temporada, com 22 gols, e do torneio, com 16 bolas na rede.

Os números de Yuri indicam que ele dará conta do recado. Na comparação com Galhardo, o jovem de 19 anos tem quatro vezes mais gols e com pouco mais da metade do tempo em campo com Abel Braga. Ele soma quatro tentos em 470 minutos jogados, contra 1 em 878 do companheiro.

Outro desfalque é o lateral-esquerdo Uendel, vetado pelo departamento médico por conta de um edema na coxa esquerda. Ele ficou em Porto Alegre e passará por avaliações diárias. Renzo Saravia, Gabriel Boschilia e Paolo Guerrero seguem em recuperação de cirurgia no joelho e só voltam na próxima temporada.