Na decisão por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, o Internacional falhou. Na noite de quarta-feira, foi dominado pelo São Paulo e perdeu por 2 a 1, no Morumbi, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, um resultado que só lhe dá chances de disputar o torneio continental a partir das suas etapas preliminares.

O Inter é, hoje, o oitavo colocado do Brasileirão, com 54 pontos, posto que lhe dá a última vaga distribuída pelo torneio na competição continental. E só pode ser ultrapassado pelo Goiás, que está com 49, mas ainda tem dois jogos a disputar, o primeiro deles nesta quinta-feira, quando enfrentará o Palmeiras, no Brinco de Ouro.

Quarto colocado na primeira metade do Brasileirão, o Inter caiu de rendimento no returno, com cinco vitórias, seis empates e sete derrotas. E reconheceu que não mereceu sorte melhor no confronto com o São Paulo.

“O resultado foi justo. Não fizemos por merecer um resultado melhor. O São Paulo foi melhor. Até os 15 minutos, fizemos um bom jogo, igual. A partir daí, caímos de produção. Um gol numa saída de bola. No segundo tempo, a postura nossa era para ser um pouco melhor. Fato é que a bola parada a nosso favor deu contra-ataque. Não soubemos parar a jogada. O segundo gol acabou acontecendo”, disse o técnico Zé Ricardo.

Se o Goiás superar o Palmeiras nesta quinta, o Inter precisará buscar a vaga na Libertadores no duelo de domingo com o Atlético-MG, no Beira-Rio, pela última rodada do Brasileirão. O time não terá para esse confronto o lateral-esquerdo Uendel, suspenso. Zeca, recuperado de lesão, Erik, de apenas 18 anos, e a improvisação de Patrick são as opções de Zé Ricardo, que iniciará a preparação para o duelo nesta sexta-feira, às 10 horas.