Inteligência artificial agora capaz de criar nova IA sem intervenção humana, dizem cientistas

Inteligência artificial agora capaz de criar nova IA sem intervenção humana, dizem cientistas

Modelos de inteligência artificial agora podem criar sistemas de IA menores sem a ajuda de um ser humano, de acordo com uma pesquisa publicada na sexta-feira (15) por um grupo de cientistas que disse que o projeto foi o primeiro desse tipo.

Essencialmente, modelos maiores de IA — como o tipo que alimenta o ChatGPT — podem criar aplicativos de IA menores e mais específicos que podem ser usados ​​na vida cotidiana, demonstrou uma colaboração entre a Aizip Inc. e cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e vários campi da Universidade da Califórnia. Esses modelos especializados poderiam ajudar a melhorar os aparelhos auditivos, monitorar oleodutos e rastrear espécies ameaçadas.

“No momento, estamos usando modelos maiores para construir modelos menores, como um irmão maior ajudando [seu menor] irmão a melhorar. Esse é o primeiro passo para um trabalho maior de IA autoevolutiva”, disse Yan Sun, CEO da empresa de tecnologia de IA Aizip, à Fox News. “Este é o primeiro passo no caminho para mostrar que os modelos de IA podem construir modelos de IA.”

Yubei Chen, um dos pesquisadores, concordou com Sun.

Um dispositivo demonstrado por Sun e Chen — um rastreador de atividade humana que usa IA para coletar e analisar dados de movimento — estava alojado em um chip menor que uma moeda de dez centavos.

Esse sensor é um exemplo de minúsculo aprendizado de máquina, pequenos sistemas de IA que podem ser usados ​​em dispositivos ou espaços compactos. Pequenos recursos de aprendizado de máquina são cruciais para a IA difundida, a noção de que quase qualquer objeto pode se tornar inteligente, disse Sun.

“Se pensarmos no ChatGPT e no minúsculo aprendizado de máquina, eles estão nos dois extremos do espectro da inteligência. Os grandes modelos… residem na nuvem”, disse Chen à Fox News. “Por outro lado, estamos construindo os modelos menores. Eles residem nas coisas.”

Eletrodomésticos como máquinas de café, fornos, máquinas de lavar louça, TVs e muito mais poderão incluir inteligência artificial no futuro, de acordo com o estudo.