19/09/2024 - 11:10
A Intel e a AWS assinaram um acordo para a produção de chips nas instalações da tradicional fabricante de processadores. Com a parceria, a Intel vai fabricar chips projetados em conjunto com a AWS para uso na nuvem da subsidiária da Amazon. O acordo de bilhões de dólares representa uma vitória para a Intel, que tem uma participação pequena no mercado de processadores usados em aplicações de IA generativa, atualmente dominado pela NVidia. Do lado da AWS, a parceria ajudará a abastecer os datacenters de processadores em um momento de alto investimento em infraestrutura.
Segundo a Intel, os chips serão produzidos a partir do processo de fabricação Intel 18A, o mais avançado da companhia. O acordo prevê ainda a produção de uma versão customizada do chip Xeon 6 para uso na nuvem da AWS. Os processadores serão fabricados na planta de Ohio (EUA). A região de Ohio vai ainda receber investimentos de US$ 7,8 bilhões da AWS, como parte dos planos para expansão de datacenters na região.
O aumento da produção de chips nos EUA é parte de uma estratégia do governo americano, que tenta aumentar a competitividade das empresa do país contra concorrentes asiáticas, como a TSMC, de Taiwan. Há algumas semanas, a própria Intel anunciou um investimento de US$ 3 bilhões do governo americano para expansão da produção de chips em território americano.