SÃO PAULO, 5 MAR (ANSA) – O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo promove entre março e abril um curso gratuito e virtual sobre “Decamerão”, obra-prima de Giovanni Boccaccio (1313-1375) e um dos livros fundadores da literatura do “Belpaese”.   

Serão seis aulas em português a partir de 15 de março, sempre às segundas-feiras, das 10h às 12h, por meio da plataforma digital Zoom. As inscrições ficam abertas até 10h do dia 10 de março, pelo site do instituto.   

O curso será ministrado pela tradutora, pesquisadora e artista de teatro Valentina Cantori, que é formada em língua e literatura italiana e em linguística na Universidade La Sapienza de Roma. Cantori vive desde 2017 no Brasil, onde cursa um pós-doutorado sobre a poesia italiana do século XVII.   

“Decamerão” reúne 100 pequenos relatos retratando a vida e os costumes de sua época. As histórias são contadas durante 10 dias por sete rapazes e três moças que se refugiam em uma casa de campo para escapar da peste que dizimava a população florentina em meados do século XIV.   

A obra-prima de Boccaccio representou um marco na literatura ao estabelecer um padrão de estilo ficcional que foi se transformando nas novelas e nos contos. (ANSA).