Uma grande responsabilidade aguarda o Palmeiras na noite desta quarta-feira, às 21h30, quando enfrenta o Santo André, no Allianz Parque, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo precisa afastar as atuações irregulares das duas partidas realizadas depois da paralisação do calendário para não se complicar diante da grande zebra da competição. O adversário não perdeu para nenhum dos grandes do futebol estadual e foi líder geral durante a maior parte da primeira fase.

O Palmeiras ainda não teve atuações empolgantes desde a volta do futebol. A derrota por 1 a 0 para o Corinthians e a vitória por 2 a 1 com gol no fim diante do Água Santa não foram com apresentações convincentes. O time demonstrou dificuldade para criar chances, problema que pode ser grave para o jogo contra o Santo André. Afinal, o semifinalista sairá nos 90 minutos ou, em caso de empate, nos pênaltis.

A equipe alviverde ainda aparentou sentir a falta de Dudu, negociado com o futebol do Catar. Mas terá diante do Santo André de apresentar não só melhoras como também poder de decisão. Será o primeiro mata-mata oficial de Luxemburgo desde o retorno ao clube e também a primeira definição de vaga neste ano. Apesar de não poder contar com a torcida, o Palmeiras espera ter a favor o novo campo sintético, condição que preocupa o adversário.

“A bola corre muito mais. Para quem está adaptado e treina sempre nesse piso, não sente dificuldade. Agora, quem só treina na grama normal e vai jogar no campo sintético, vai encarar dificuldade”, disse, ao Estadão, o técnico do Santo André, Paulo Roberto Santos. “A diferença é grande entre os dois tipos de grama. Por isso, vamos ter dificuldade”, completou.

O Santo André liderou o campeonato na pontuação geral até a paralisação causada pela pandemia. A equipe caiu de rendimento principalmente por ter perdido quatro titulares durante o período. Outro problema foi ter de deixar a cidade do ABC paulista pois o estádio Bruno José Daniel virou hospital de campanha para pacientes contaminados pelo novo coronavírus. As dificuldades não desanimam um time que entrou no Estadual preocupado em não cair e agora pode ir ainda mais longe.

Pelo menos para melhorar a atuação e jogar com mais segurança o Palmeiras terá um importante reforço na defesa. O zagueiro Gustavo Gómez resolveu o problema contratual com o clube, assinou a renovação e está liberado para formar a dupla titular junto com Felipe Melo. Quem também acabou inscrito de última hora no Estadual foi o colombiano Angulo, trazido às pressas de volta após a saída de Dudu.

Já o Santo André não tem problemas de suspensão ou lesão. Paulinho segue machucado, mas não vinha atuando. O lateral-esquerdo Marlon, os meias Rondinellye e Branquinho, além do atacante Douglas Baggio, poupados na rodada passada, estão de volta.