Resumo:
- Vigiagro do Aeroporto de Guarulhos compartilha itens inusitados que tentam entrar no Brasil em suas redes sociais;
- Itens apreendidos incluem tartarugas vivas, carnes não identificadas, ratos empalados, buquê e frascos de inseticida sem autorização;
- Vigiagro é responsável por garantir a sanidade e qualidade dos produtos que entram e saem do Brasil e inspecionar o trânsito internacional de animais e vegetais, seus produtos e subprodutos.
A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) compartilha por meio dos seus perfis no Instagram e no TikTok alguns itens inusitados que tentam entrar no Brasil. Dentre eles havia buquê, inseticida, pedaços de carne e ratos empalados.
Os itens vêm em bagagens que chegam de diversos países. Uma mala vinda da China continha seis caixas com tartarugas vivas e uma outra caixa com enguias que morreram durante o transporte.
Já outra bagagem do mesmo País Asiático continha 20kg de carnes de origem não identificada. Por conta disso, foi apreendida e destruída.
Alguns queijos vindo de Portugal tiveram a sua entrada liberada pela Vigiagro. Porém os embutidos suínos foram apreendidos porque se tem o risco de introdução de pragas e agentes causadores de doenças.
Uma bagagem vinda da Nigéria tinha diversos ratos empalados, que são considerados iguarias para essa cultura. Porém a Vigiagro barrou a entrada pois os roedores podem carregar patógenos nocivos, bactérias ou vírus que causam doenças em animais e humanos.
Outro passageiro vindo da Nigéria tentou trazer frascos de inseticida dentro da sua mala, mas ele não apresentou autorização ou licença de importação.
Uma moça que estava em voo vindo de Portugal tentou entrar com um buquê de casamento. Porém, como as folhas já estavam murchas, a Vigilância Agropecuária apreendeu o item na área restrita do Aeroporto de Cumbica.
O que é a Vigiagro?
A Vigilância Agropecuária Internacional faz parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Map) e é responsável por garantir a sanidade e qualidade dos produtos que entram e saem do Brasil.
Sua outra tarefa é inspecionar e fiscalizar o trânsito internacional de animais e vegetais, seus produtos e subprodutos.
Já outros itens como joias e dinheiros em espécie são de responsabilidade da Receita Federal.