PEQUIM, 22 JUL (ANSA) – As investigações sobre o acidente aéreo com a Jeju Air na Coreia do Sul em dezembro passado apontam que os pilotos desligaram o motor errado do avião após um choque no ar com pássaros. O desastre causou a morte de 179 dentre as 181 pessoas a bordo.
Segundo a imprensa local, há “provas concretas” sobre a conclusão, que inclui o gravador de voz da cabine, dados do computador e uma chave do motor encontrados nos destroços.
No sábado (19), os investigadores informaram às famílias das vítimas que o motor direito ficou severamente danificado pelo impacto com as aves, mas que “evidências circunstanciais” mostraram que “os pilotos desligaram o motor esquerdo”.
“O erro resultou em perda total de potência e falha do sistema do trem de pouso”, disseram os responsáveis pelo inquérito.
No entanto, os familiares das vítimas não aceitaram que a causa do acidente seja atribuída apenas aos pilotos, sem avaliar outros fatores, como o aterro onde o avião bateu, local que pode ter contribuído para o alto número de mortos.
No último 29 de dezembro, o Boeing 737-800 da Jeju Air, que decolou da Tailândia rumo à Coreia do Sul, pegou fogo durante um pouso de emergência no aeroporto de Muan, após ter ultrapassado a pista e colidido contra um aterro contendo equipamentos de navegação. Apenas duas pessoas a bordo do avião sobreviveram.
(ANSA).