Inovação e as bolsas digitais


A empresa argentina de comércio eletrônico Mercado Livre tornou-se a companhia mais valiosa da América Latina, tendo ultrapassado a Vale e a Petrobras.

Sem dúvida, o Mercado Livre é uma tremenda empresa, mas para entender como se tornou mais valioso que a Vale
e a Petrobras é necessário entender um movimento bem mais amplo do mercado mundial. Após a crise financeira global de 2008, os juros despencaram em todo o mundo, a disponibilidade de capital para financiar iniciativas inovadoras e empresas de tecnologia cresceu enormemente, a inovação mundo afora se acelerou muito e o comércio eletrônico também. A pandemia de coronavírus deu o empurrão final para as vendas e lucratividade das empresas do setor crescer e o apetite de investidores por empresas do setor aumentar ainda mais.

Enquanto isso, no início da década passada, o dólar estava baixo e a lucratividade dessas empresas emergentes exportadoras de commodities também. Para completar, a incompetência do governo Dilma jogou o Brasil na maior recessão da sua História na primeira metade da década e desvalorizou ainda mais as empresas brasileiras, em particular as estatais, como a Petrobras. Com a saída de Dilma, o desempenho da economia brasileira e a gestão da Petrobras melhoraram, mas aí veio a crise do coronavírus e o preço das commodities despencou. Mas por que toda esta explicação?

Depois de uma década de empresas de commodities ficando para trás de empresas de tecnologia na Bolsa, vou ficar muito surpreso se isso se repetir nos próximos dez anos. Estes ciclos de mais ou menos dez anos de diferentes setores liderando o desempenho nas Bolsas globais sempre se alternam. Década de 90, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de tecnologia, principalmente americanas. Empresas de commodities de emergentes têm década perdida na Bolsa. Década de 2000, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de commodities de emergentes. Empresas tecnologia, principalmente americanas têm década perdida na Bolsa. Década de 2010, de novo, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de tecnologia, principalmente americanas. Empresas de commodities de emergentes têm outra década perdida na Bolsa. Década de 2020, começando com dólar muito alto, o que aumenta a rentabilidade de empresas exportadoras de commodities, e estouro da nova bolha de empresas de tecnologia em algum momento. Adivinhe o que vai acontecer? Como dizia Mark Twain, a história não se repete exatamente, mas que rima, rima.

Os ciclos de dez anos de diferentes setores liderando o desempenho nos Mercados globais sempre se alternam

Veja também
+ Modelo Suzy Cortez vai ao treino da Argentina dar água de seu banho a Messi
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.