Partes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso estão em alerta de perigo para tempestade. O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado, 14, e se estende até domingo, 15.

+ ‘Chuva preta’: entenda fenômeno que assustou moradores do sul do Brasil

De acordo com o Inmet, há risco de chuvas de 30 até 60 mm/h, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O alerta laranja vale para praticamente todo o estado do Paraná, e a parte norte catarinense, além do Vale do Itajaí. Em SP, estão em risco o litoral sul e a região que engloba Presidente Prudente e Assis. No MS, os trechos sudoeste e leste.

Partes do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso estão em alerta de “perigo potencial” para tempestade. O aviso também expira no domingo.

Fim de semana deve ter dia mais quente do ano

A onda de calor que atinge o Brasil ainda deve trazer altas temperaturas para este sábado, 14, em São Paulo. De acordo com o ClimaTempo, a máxima na capital paulista pode chegar a 35ºC, superando o recorde deste ano de 34,7°C.

O ar seco e a ausência de frentes frias contribuem para a manutenção desse calor intenso, e a tendência é de que a massa de ar quente permaneça dominante até a chegada da frente fria.

Radiação ultravioleta atingirá índice extremo na quinta-feira em São Paulo

Os paulistanos estarão expostos ao índice ultravioleta (IUV) 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir da próxima quinta-feira, 19.

A informação é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a previsão, o índice permanece no ponto mais alto pelo menos até a sexta-feira, 20.