Inmet emite alertas de chuvas e baixa umidade nesta quarta-feira

Instituto Nacional de Meteorologia emite avisos para diversas regiões, com tempestades e tempo seco

Inmet emite alertas de chuvas e baixa umidade nesta quarta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (26) alertas de perigo potencial para chuvas, trovoadas e baixa umidade do ar em diversas regiões do Brasil. As condições climáticas demandam atenção especial, abrangendo desde tempestades no Sudeste e Sul até a persistência de tempo seco no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

  • Alertas climáticos do Inmet indicam risco de chuvas e trovoadas no Centro-Oeste, Sudeste e no norte da Região Sul.
  • Regiões como Centro-Oeste, Norte e Nordeste permanecem sob avisos de baixa umidade do ar, com perigo potencial e perigo.
  • As temperaturas nas capitais brasileiras apresentam grande variação, com mínimas de 11°C e máximas que podem atingir 39°C.

No Centro-Oeste do país, há três alertas ativos para o dia. Um deles é amarelo de perigo potencial para tempestade, afetando o centro-sul do Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande. Os outros dois avisos referem-se à baixa umidade do ar: um laranja de perigo no leste e nordeste de Mato Grosso, noroeste e norte de Goiás, e outro amarelo de perigo potencial nas demais áreas de Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal.

A temperatura mínima prevista para Campo Grande e Brasília é de 19 graus Celsius (°C). Já em Cuiabá, a máxima pode chegar a 39°C.

Como fica o tempo nas demais regiões?

Na Região Norte, o Inmet emitiu um aviso laranja de perigo para baixa umidade do ar, que atinge o centro-sul de Tocantins, incluindo a capital Palmas. Há previsão de pancada de chuva isolada no norte do Amazonas e do Pará, bem como em Roraima. O Acre, Rondônia e as demais áreas do Amazonas e do Amapá também podem registrar chuva isolada.

Os termômetros nas capitais do Norte marcam mínima de 22°C em Palmas, enquanto a máxima pode atingir 38°C em Porto Velho.

No Nordeste brasileiro, o dia será de poucas nuvens, acompanhado de alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar no extremo sul do Maranhão, sul do Piauí e noroeste da Bahia. A umidade melhora em direção ao centro do Maranhão, grande parte do Piauí, centro-sul do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, e para as regiões norte e central da Bahia, onde o aviso é amarelo de perigo potencial.

Há possibilidade de chuva isolada no leste de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No litoral da Bahia, a chuva isolada pode ocorrer durante a noite. A temperatura entre as capitais nordestinas varia de 19°C (mínima) a 37°C (máxima), ambas registradas em Teresina.

Alertas de chuvas no Sudeste e Sul

No Sudeste, instabilidades climáticas provocarão chuvas isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro, no triângulo mineiro e no sul de Minas Gerais durante a manhã. À tarde, nessas mesmas regiões, podem ocorrer chuvas mais intensas, acompanhadas de trovoadas, inclusive no Espírito Santo. Durante a noite, é possível que chova em todas as capitais da região.

A temperatura mínima no Sudeste será de 15°C em São Paulo, e a máxima pode chegar a 30°C em Belo Horizonte.

A Região Sul também está sob alerta amarelo de perigo potencial para chuvas e trovoadas, principalmente no Paraná e no centro-norte de Santa Catarina. No extremo sul do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai, a nebulosidade aumenta com possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas do Sul, o dia será de sol e poucas nuvens.

Nas capitais da Região Sul, a temperatura mínima prevista é de 11°C em Porto Alegre, que também registrará a máxima de 27°C.

Da IstoÉ