Campeão do mundo em 2010, dono de duas Eurocopas (2008 e 2012), detentor de quatro títulos da Champions League e melhor jogador da Europa em 2012. Esse é um trecho do currículo de Andrés Iniesta, que completa 39 anos nesta quinta-feira (11). Aniversariante do dia, o espanhol atualmente defende o Vissel Kobe, do Japão, mas escreveu boa parte de sua história no Barcelona.

Aos 39 anos, Iniesta é apontado como um dos melhores meio-campistas da última década. No Barcelona, o espanhol fez história ao lado de nomes lendários e ajudou a construir uma das equipes mais letais da Europa entre os anos de 2005 e 2016. Apesar de ter construído um grande legado no clube catalão, contudo, em 2018, o meia trocou o clube do coração pelo Vissel Kobe e decidiu se aventurar na liga japonesa.

Maestro do Barcelona e do Vissel Kobe, Iniesta também foi um dos principais nomes da seleção espanhola entre os anos de 2008 e 2012. Foi dele, inclusive, o gol que decretou a Espanha como campeã mundial em 2010. O meia foi responsável por balançar as redes da Holanda e garantir o primeiro título em Copas do Mundo de seu país.

Agora veterano, Iniesta acumula 938 partidas oficiais disputadas, com 97 gols marcados, além de 192 assistências concedidas. Os dados foram retirados do site Transfermarkt. Com um currículo de dar inveja, o jogador também soma conquistas enormes. Abaixo, listamos os principais títulos conquistados pelo meia. Confira!

Espanha 

Eurocopa 2008

Iniesta estreou pela seleção espanhola em 2006 e seu primeiro título pela ‘La Roja’ chegou dois anos depois. O meia foi campeão da Eurocopa de 2008, em cima da Alemanha, e conquistou o primeiro de três títulos seguidos que viriam para à Espanha. A equipe não conquistava o torneio europeu desde e a temporada de 1963/64.

Iniesta comemorando a conquista da Eurocopa 2008 ao lado dos companheiros de seleção (Crédito:Reprodução/Twitter @EURO2024)

Copa do Mundo 2010

Dois anos após conquistar a Euro, o jogador novamente voltou ao topo do futebol. Em 2010, no Mundial da África do Sul, o meia foi responsável pelo título mais importante da história da seleção espanhola. Foi dos pés de Iniesta, já na prorrogação, que saiu o gol do título da Espanha diante da Holanda.

Iniesta com a taça da Copa do Mundo (Crédito:Reprodução/Twitter @EURO2024)

Eurocopa 2012

Fechando a trinca de títulos importantes da Espanha na última década, Iniesta conquistou a Eurocopa novamente, desta vez em 2012. Naquela edição, a seleção espanhola bateu a Itália por 4 a 0 na final e ficou com o bicampeonato.

Andrés Iniesta foi bicampeão da Eurocopa com a ‘La Roja’ (Crédito:Reprodução/Twitter @EURO2024)

Barcelona

Em 16 temporadas com as cores do Barcelona, Iniesta empilhou troféus e histórias. Pelo clube blaugrana, o espanhol conquistou quatro edições da Champions League, três Mundiais de Clubes, três Supercopas da Europa, nove Campeonatos Espanhol, seis Copas do Rei e sete Supertaças da Espanha.

Iniesta com sua primeira Champions League (Crédito:Reprodução/Twitter @championsleague)

Pelo Barcelona, Iniesta também conseguiu ser eleito como o melhor jogador da Europa em 2012. Na disputa pelo prêmio, o espanhol venceu o ex-companheiro Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e ficou com a honraria.

Andrés Iniesta foi eleito o melhor jogador da Europa em 2012 (Crédito:Reprodução/Twitter @championsleague)