Ingrid Guimarães, 52 anos, usou o seu perfil no X, antigo Twitter, na noite deste domingo, 9, para relatar um abuso que sofreu de uma companhia aérea.
A atriz contou que entrou no avião em Nova York, Estados Unidos, com destino ao Rio de Janeiro entre a última sexta-feira, 7, e o sábado, 8, quando foi constrangida por funcionários da empresa aeroviária, que exigiram, em tom agressivo, que ela deixasse o assento que comprou na classe premium economy para outra pessoa sentar.
“Comprei uma passagem na Premium Economy e quando já estava sentada com o cinto colocado quando um funcionário me comunicou que eu teria que sair do meu lugar e ir para a classe econômica, porque tinha quebrado uma cadeira na executiva e a pessoa ia pegar meu lugar. Tipo, é uma regra, sai do seu lugar que você pagou. Entendeu, @AmericanAir @AmericanAirBR?”, disse ela, citando o nome da companhia.
Após discussões em tom de ameaça, a artista se sentiu coagida e deixou o assento para ir para a classe econômica.
+ Ingrid Guimarães diz que foi confundida com Julia Roberts em Paris: ‘Respeita minha história’
“Eu fiquei constrangida, porque alguns [passageiros] brasileiros que não sabiam da situação e começaram a gritar comigo. E é claro que diante de um constrangimento público eu fui para a classe econômica. Coação, abuso moral, desrespeito e ameaças”, lamentou.
Em um longo desabafo, Ingrid contou que os funcionários da companhia aérea mandaram sua irmã e seu cunhado “calarem a boca”, e um deles disse a ela que teria de sair do lugar “por bem ou por mal”.
“Minha irmã e meu cunhado, que falam um inglês melhor, tentaram ajudar e a mulher simplesmente mandou eles calarem a boca. Detalhe: o único comissário brasileiro me disse a seguinte frase: ‘Querida, melhor você sair por bem ou por mal’. Está bom para vocês?”, disparou.
Por fim, após Guimarães deixar o assento que havia comprado, lhe entregaram um voucher que dará US$ 300 (cerca de R$ 1700) de desconto em uma próxima viagem.
“Agora eu te pergunto: o que eu tenho a ver com a cadeira quebrada da executiva dos outros? Não deveriam oferecer para as outras pessoas também, talvez, uma bonificação, ou alguém que quisesse ir por um desconto. Uma negociação, e não, uma imposição”, encerrou.
Confira o relato completo abaixo:
Uma pergunta: alguém aqui ja teve problemas com a @AmericanAirBR @AmericanAir ????
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Eu vivi uma um situação absurda num vôo da @AmericanAir vindo de Nova York ontem! Digamos uma situação abusiva mesmo.
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Comprei uma passagem na Premiun Economy e quando ja estava sentada com o cinto colocado um funcionário me comunicou que eu teria que sair do meu lugar e ir pra classe econômica pq tinha quebrado uma cadeira ma executiva e a pessoa ia pegar meu lugar. Tipo é uma regra, sai do seu…
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Eu disse que não ia sair do meu lugar, que não conhecia essa regra, e que era meu direito. Eles começaram a me coagir dizendo que eu nunca mais viajaria de @AmericanAir .Eu disse: tudo bem. Aí foram aparecendo 3 pessoas ,todas me ameaçando e dizendo que o vôo não ia sair, que…
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Aí eu disse : não vou sair. É o meu lugar,eu paguei por ele e não vou pra um lugar pior. Ai veio una funcionária gritando : vamos todos descer do avião pq uma passageira não está colaborando. Não satisfeita ela anunciou no microfone num vôo cheio de brasileiros que todo mundo ia…
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Minha irmã e meu cunhado que falam um ingles melhor tentaram ajudar e a mulher simplesmente mandou eles calarem a boca. Detalhe : o único comissário brasileiro que tinha me disse a seguinte frase: “Querida melhor vc sair por bem ou por mal.” Tá bom pra vcs?? @AmericanAirBR…
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Eu fiquei constrangida pq alguns brasileiros que não sabiam da situação começaram a gritar comigo. E é claro que diante de um constrangimento público eu fui pra classe ecônomica. Coação, abuso moral, desrespeito e ameaças. Em troca deram um voucher sem me explicar nada, apenas um…
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Agora eu te pergunto; o que eu tenho a ver com a cadeira quebrada da executiva dos outros? Não deveriam oferecer pra outras pessoas tb talvez uma bonificação, ou alguém que quisesse ir por um desconto. Uma negociação e não ums imposição? @AmericanAir @AmericanAirBR
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025
Vou deixar aqui o número do vôo tá @AmericanAir @AmericanAirBR ? JFK . Vôo 973 Ny /Rio . Dia 7 de março. Assim a gente dá nome aos bois direitinho. Nenhum funcionário foi educado. NENHUM. Grata.
— Ingrid Guimaraes (@IngridGuimaraes) March 9, 2025