A Inglaterra, vice-campeã europeia, continua imparável nas eliminatórias para a Eurocopa da Alemanha-2024 ao conseguir a segunda vitória em dois jogos, desta vez contra a Ucrânia (2-0), neste domingo, em Wembley, num jogo em que houve homenagens à nação profundamente abalada pela guerra com a Rússia.

Depois de vencerem a Itália por 2 a 1 na quinta-feira, os ingleses encaminharam a vitória em três minutos, com gols de Harry Kane (37) e Bukayo Saka (40), o destaque da tarde, impondo sua superioridade diante de uma seleção ucraniana com pouco potencial ofensivo.

Com a vitória, a Inglaterra lidera o grupo C com seis pontos, enquanto a Ucrânia tem uma derrota em um jogo. A rodada se encerra neste domingo com a Itália, atual campeã europeia, visitando Malta. A Macedônia do Norte, que completa a chave, descansa nesta rodada.

O jogo em Wembley foi muito além do futebol. O estádio inglês foi decorado com bandeiras ucranianas, com mais de 1.000 ingressos distribuídos entre os exilados do país invadido pela Rússia e as famílias que os receberam na Inglaterra.

Os torcedores locais fizeram um silêncio respeitoso durante a execução do hino nacional ucraniano antes da partida, momento em que cada jogador visitante exibiu uma bandeira de seu país.

O placar foi aberto pelo capitão Kane, que recebeu a Chuteira de Ouro no início do jogo por ter se tornado o maior artilheiro da história da Inglaterra com 54 gols na última quinta-feira, marcando na vitória por 2 a 1 sobre a Itália em Nápoles.

O atacante do Tottenham recebeu um passe de Saka para marcar de pé esquerdo.

Após a assistência, o jogador do Arsenal fez 2 a 0 com um chute espetacular da entrada da área após um passe de Jordan Henderson.

Mais cedo o Cazaquistão surpreendeu e venceu a Dinamarca por 3 a 2, em Astana, pela segunda rodada do Grupo H.

Depois de vencer a Finlândia (3-1) na quinta-feira, a Dinamarca sofreu um revés inesperado e está empatada em pontos (3) com Irlanda do Norte, Eslovênia e Cazaquistão antes de suas respectivas partidas da segunda rodada.

A Dinamarca foi para o intervalo com uma vitória de 2 a 0, graças a dois gols do jovem atacante da Atalanta Rasmus Höjlund (aos 21 e 35 minutos).

Mas o Cazaquistão virou o jogo na segunda etapa com gols na reta final de Bakhtiyor Zainutdinov de pênalti (73), Askhat Tagybergen (86) e Abat Aimbetov (89).

Neste grupo H, a Eslovênia derrotou San Marino por 2 a 0 e lidera a chave com 6 pontos, 3 a mais que Dinamarca, Cazaquistão e Irlanda do Norte, que recebe a Finlândia neste domingo.

Por fim, no Grupo H, a Islândia fez a festa em Liechtenstein, onde venceu a fraca seleção local por 7 a 0.

Os dois favoritos da chave, Portugal e Bósnia, jogam neste domingo em Luxemburgo e Eslováquia, respectivamente.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a Eurocopa-2024.

bur/pm/mcd/aam