David Board, de 69 anos, encontrou com a ajuda de um detector de metal uma aliança de casamento medieval na zona rural de Thorncombe, no sudeste da Inglaterra. O anel de diamante possui o valor estimado entre £ 30.000 e £ 40.000 (cerca de R$ 191 mil e R$ 252 mil, respectivamente).

O homem afirmou que o anel estava em “condições quase perfeitas” e o chamou de “um achado único na vida”.

“Provavelmente nunca haverá outro igual. Naquela época, cada anel era individual e único, não era produzido em massa como hoje. É impressionante”, disse David em entrevista à CNN.

O britânico estava quase desistindo da sua busca por algo precioso que o detector de metal apontou ter encontrado algo. Assim que vasculhou na lama, percebeu que se tratava de um anel de ouro. “Quando cheguei em casa, percebi que estava muito melhor do que pensava”, afirmou.

Nigel Mills, que é consultor de moedas e antiguidades da casa de leilões Noonans, informou que o anel possui na parte interna um escrito em francês que diz: “Eu mantenho sua fé, mantenha a minha”.

Por conta da localização, acredita-se que o anel tenha pertencido à Joan Brook, que se casou com Thomas Brook, um pregador e autor inglês, em 1388.

Agora o anel, que recebeu o nome de The Lady Brook, deve ser leiloado no dia 29 de novembro.