SÃO PAULO, 19 ABR (ANSA) – A Nasa realizou na manhã desta segunda-feira (19) mais um feito inédito na história da exploração espacial: o primeiro voo motorizado de uma aeronave em outro planeta.   

O helicóptero-drone Ingenuity, levado a Marte junto com o robô Perseverance, executou um voo de cerca de 40 segundos sobre a superfície do planeta vermelho, superando as dificuldades de uma atmosfera com apenas 1% da densidade daquela da Terra.   

O primeiro teste do Ingenuity (Engenhosidade, em tradução livre) foi transmitido ao vivo pela Nasa, que planeja usar o helicóptero para fazer uma inédita exploração aérea da superfície marciana. Os comandos para o voo foram enviados por volta de 4h30 desta segunda-feira, porém a confirmação só chegou mais de quatro horas depois.   

O helicóptero subiu a uma altura de cerca de três metros, depois pousou e entrou em repouso para recarregar suas baterias. A missão “Marte 2020” chegou ao planeja vermelho no último dia 18 de fevereiro, após uma viagem de aproximadamente sete meses.   

Desde então, apaixonados por astronomia aguardavam com ansiedade o primeiro voo do Ingenuity. A missão tem como objetivo buscar vestígios de vida passada em Marte e coletar informações que ajudem a preparar uma futura viagem tripulada. (ANSA).