A maternidade é uma das experiências mais transformadoras na vida de uma mulher, trazendo consigo uma série de mudanças, desafios e alegrias. Para Mileide Mihaile, influenciadora e empresária, a chegada de seu filho Yudi trouxe não apenas uma nova perspectiva, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

“Meu filho é muito importante pra mim. Acredito que quando nasce um filho, nasce também uma nova mulher. Você não consegue ser a mesma pessoa, nem ter as mesmas prioridades e planos”, diz.

“Até novos medos são instalados, porque eu era bem aventureira, uma ariana que gostava de tomar um drink, entre outras coisas. Agora tenho mais calma. A maternidade me fez super bem, tem me feito e eu quero ter mais filhos”, completa.

Entretanto, nem todas as experiências da maternidade são pintadas com cores suaves. A influenciadora revela já ter perdido oportunidades de trabalho devido à sua posição como mãe.

“Pode ser até repetitivo, mas isso é real e acontece. Eu não fui a primeira e com certeza não vou ser a última. Uma vez que vão escolher pessoas mais livres para determinadas funções por achismos, por achar que uma pessoa não vai conseguir, porque tem muitas facetas, porque é mãe solo, porque viaja ou precisa cuidar do filho”, revela.

Apesar desses desafios, Mileide enfrenta essa realidade com determinação. Ela acredita que é crucial destacar a importância da equidade no mercado de trabalho, focando no profissionalismo, dedicação e resultados, em vez de estereótipos ou preconceitos.

“Eu acredito que a gente tem que ter muita maturidade, mas é algo real que tem que ser colocado como pauta, até pras pessoas entenderem que você tem que focar mais no profissional e na dedicação. O importante é que a pessoa exerça esse papel com muita eficácia na entrega de resultados”, declara.

“Às vezes eu fico um pouco chateada, porque isso não pode isolar o profissionalismo, a dedicação e o resultado do meu trabalho, pelo contrário, por ser mãe e solo, talvez eu me dedique muito mais e entregue muito mais. O pessoal está com o valor um pouquinho invertido”, finaliza.