Influenciadora Hariany Almeida revela ter sofrido ruptura de pontos de cirurgia

Ex-BBB falou sobre o tema em vídeos publicados nos Stories, do Instagram

Reprodução/Instagram
Hariany Almeida Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora Hariany Almeida utilizou as redes sociais para revelar que sofreu uma complicação após um dos procedimentos cirúrgicos a que se submeteu em janeiro: os pontos da cirurgia nos seios romperam.

+ Leia todas as notícias de IstoÉ Gente

Em vídeo publicado nos stories, ela relatou que “extrapolou” nos últimos dias, se empolgou e que os pontos abriram. Ela também falou que voltaria para São Paulo para uma consulta médica e que estava “muito dolorido”.

A cirurgiã plástica Luiza Hassan* explica que a ruptura de pontos após cirurgias plásticas é uma complicação que, embora relativamente incomum, pode ocorrer devido a várias razões, incluindo movimentação inadequada ou esforço excessivo nas primeiras semanas de pós-operatório.

“Alguns sinais podem ser indicativos de uma possível ruptura dos pontos, incluindo inchaço excessivo, vermelhidão, presença de secreção ou pus, abertura visível da incisão, ou febre. Os riscos associados à abertura dos pontos incluem infecção, atraso na cicatrização, formação de cicatrizes mais largas e evidentes, e, em casos mais graves e profundos, pode ocorrer a exposição e consequente perda de materiais, como próteses de silicone”, explica.

Os cuidados com a situação vivida pela influenciadora depende de cada caso. Além disso, a extensão da ruptura dos pontos cirúrgicos também influenciam: “Pequenas aberturas superficiais podem ser tratadas conservadoramente, com cuidados locais, curativos específicos, uma boa alimentação e a manutenção de um ambiente limpo para promover a cicatrização secundária, sem maiores prejuízos”.

“Em casos mais graves, quando há exposição da prótese ou infecção profunda, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para reparar a área comprometida”, complementa.

Por fim, a médica reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações, mas que os pacientes devem seguir alguns cuidados: “Seguir rigorosamente as recomendações médicas, que incluem repouso, quando indicado, e limitação de esforços e atividades físicas intensas nas primeiras semanas, além de manter uma alimentação equilibrada e hidratação”.

*Dra. Luiza Hassan, CRM 31139 PR, é médica formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com residência médica em cirurgiã plástica realizada em Porto Alegre/RS. Atualmente, atende em clínica própria localizada em Foz do Iguaçu/PR.