Um relacionamento abusivo não começa, necessariamente, com uma agressão física, mas isso não quer dizer que as consequências sejam menores. Gritos, repreensões e falas agressivas, como foram vistas no BBB23, entre Gabriel Fop e Bruna Griphao, são consideradas atitudes abusivas na convivência a dois. Casado há 11 anos, o influenciador Vinícius Sotter fala sobre como manter uma relação saudável e saber identificar os sinais de uma relação tóxica.
“Temos ouvido falar em relacionamentos tóxicos com cada vez mais frequência, ainda mais depois do que aconteceu dentro do BBB nas últimas semanas. Isso envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada”, explica o influenciador.
Além disso, em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos agressivos, tornando-se um ciclo de abusos. “Não cheguei a viver nenhum relacionamento problemático, o máximo que foi ciúmes em excesso, mas me fez entender que o exagero só desgasta qualquer relação”, conta Vinícius, que é casado há 11 anos com o fotógrafo Júnior Tanajura.
A sua dica para manter o relacionamento saudável é uma boa comunicação com seu parceiro: “Ter sentimentos bons a maior parte do tempo, ter a liberdade de fazer o que deseja dentro da limitação de cada relação, você não precisa modificar seu comportamento, nem a do parceiro, saber lidar muito bem com as diferenças e manter a privacidade, são dicas infalíveis”.
Por fim, ele afirma que, na verdade, não existe uma fórmula específica para ter uma relação saudável, porém algumas atitudes são fundamentais.
“Como parar de culpar a si ou ao parceiro, não falar tanto sobre problemas, entenda quando tudo começou a dar errado. Tirem um momento para refletir sobre os motivos do desentendimento e, o primordial, após essa reflexão, é chamar seu parceiro para conversar sobre e pensarem em uma solução juntos. Caso não seja possível, busquem ajuda profissional”, finaliza.