O influenciador Ruan Carlos da Silva Morais, de 18 anos, conhecido como “Cearense”, morreu na madrugada de terça-feira, 25, no bairro Cágado, em Maracanaú, Fortaleza (CE). Ele estava acompanhado da namorada em uma moto e teria trocado tiros com a Polícia Militar.
Por meio de nota enviada à IstoÉ, a corporação explicou que uma equipe do 1° Comando do 14° Batalhão foi acionada para verificar a ocorrência de uma possível ameaça de ocupantes de uma moto contra a imprensa da região durante uma espécie de evento.
+ Ataque a tiros deixa ao menos 2 mortos em escola estadual no Ceará
Durante o patrulhamento no local, os agentes se depararam com um casal andando de motocicleta em alta velocidade “e em atitude suspeita”. Nesse momento, foi dada ordem de parada. Segundo a PM, os ocupantes do veículo desobedeceram e o influenciador teria efetuado disparos contra os militares.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os agentes responderam “à agressão para garantir a legítima defesa”. A abordagem, então, se tornou uma perseguição pelas ruas de Fortaleza, mas o condutor perdeu o controle da moto ao colidir com o meio-feio e caiu na Avenida Padre José Holanda do Vale.
O casal foi socorrido, mas o influenciador não resistiu aos ferimentos. Já a namorada, de 16 anos, ficou ferida por causa da queda de moto.
Além disso, os policiais militares apreenderam uma arma calibre 38 e outros pertences do influenciador. Ruan Carlos ainda possuía histórico de ato infracional análogo à direção perigosa e havia sido liberado recentemente, após cumprimento de medida determinada pela Vara da Infância e da Juventude.
O influenciador digital acumulava mais de 320 mil seguidores nas redes sociais. Ele produzia conteúdos de humor da vida pessoal e também compartilhava vídeos fazendo uma manobra conhecida como “grau” pelas ruas de Fortaleza.
Na última publicação do jovem nas redes sociais, um amigo comentou que a polícia teria atirado contra Ruan e sua namorada após o descumprimento de uma ordem de parada. O influenciador teria sido atingido pelo disparo e por isso perdeu o controle da moto.
Já Marlene Fernandes, mãe de Ruan, também usou as redes sociais para comunicar que pretende entrar em contato com a Polícia Militar para obter mais informações sobre a morte do filho. Gente, eu estou aqui no hospital e muito abalado com o que aconteceu. Não vou conseguir responder vocês. O momento é delicado demais e espero que vocês entendam. Eu só vi a foto dos policiais perto dele, ainda vou ver o que aconteceu, o motivo deles terem feito isso com ele. Ainda vou querer ouvir a namorada dele, que está hospitalizada”, acrescentou.
A irmã do influenciador fez uma postagem em homenagem a ele e afirmou que Ruan “era apenas um ‘muleke’ (sic) sonhador que só ajudava todo mundo que chegava até a gente”. Ainda segundo ela, a namorada do “Cearense” teria sido atingida por um disparo no ombro e segue no hospital sob escolta policial.