Com os pacotes atrativos e de baixo custo, os brasileiros passaram a viajar mais nos últimos anos, muitos preferem curtir as tão sonhadas férias sozinhos, e quando se trata de sexo feminino, há também uma grande preocupação. Mulher viajando sozinha é perigoso? Mesmo ao andar em sua cidade natal, alguns medos podem passar na cabeça, como de um assalto ou de assédio.
Formado em publicidade e propaganda e dono de um dos maiores perfis no Intagram de dicas de São Paulo, o influenciador Gabriel Santini demostra preocupação com esse assunto.
“Muitos dizem que não é o lugar de fala do homem, pois nós nunca saberemos os medos que passam na cabeça de uma mulher, mas tenho mãe, namorada, amigas e clientes. Sempre converso e procuro me por no lugar delas, muitas delas tem medo de viajar sozinhas, e com minha experiência em viagens, procuro sempre auxilia-las, afinal de contas, respeito e empatia é tudo”, diz Gabriel, que compartilha algumass dicas de como uma mulher pode se sentir e ter mais segurança em um passeio ou viagem.
Faça uma pesquisa sobre o seu destino
Saber como é o local para onde está indo, é fundamental. Além dos pontos turísticos a serem pesquisados, busque também saber quais e onde ficam os órgãos do governo aos quais você pode pedir ajuda em alguma emergência.
Tire suas duvidas só com pessoas e fontes confiáveis
O melhor a se fazer quando está em um lugar que você não conhece e precisa de uma informação, é recorrer a funcionários do hotel, bancos ou pesquisar no celular, nunca pare estranhos na rua para obter uma informação de como ir para determinado lugar, pois não sabemos qual é a intenção das pessoas.
Compartilhe seu trajeto
Envie suas corridas de aplicativos, seu roteiro de passeios e o GPS do celular para amigos próximos e familiares. Se possível faça uma lista de transmissão, para que todos mais próximos a você fiquem informados de onde você está, local e paradas.
Não aceite nada de estranhos
Desde uma bala até mesmo uma bebida, nunca aceite nada de quem você nunca viu, o que mais se vê em algumas baladas são relatos de mulheres que foram drogadas e depois abusadas. Se estiver bebendo algo, sempre que for ao banheiro ou falar com alguém, leve o copo.
Não demostre ser turista
Uma forma de aumentar a sua sensação de segurança é não demostrar que é turista. Isso vai desde usar roupas que sejam parecidas com as da população local até optar por andar sempre com uma mochila – assim você pode carregar mais discretamente equipamentos fotográficos e as lembrancinhas.