Dono de uma história marcante, onde a superação se transforma em motivação, além da irreverência estampada no rosto seduzem àqueles que acompanham as redes sociais do jovem Alex Bill. Diagnosticado com deficiência auditiva desde o nascimento, atualmente, com 26 anos de idade, ele se transformou em um dos destaques entre os influenciadores digitais e, hoje, supera a marca de 500 mil seguidores.

Natural do Rio de Janeiro, Alex nasceu com perda neurossensorial de grau profundo bilateral. Desde os primeiros anos de vida, foi submetido a fonoaudiologia, onde aprendeu a ler e escrever. Mais para frente, por meio de estímulos visuais e flexibilidade de contexto, aprendeu a leitura labial. O processo foi árduo e exaustivo, e ocupou boa parte da infância do menino carioca.

“Como já nasci surdo, fiz fonoaudiologia desde os meus três anos, mas desde o meu primeiro ano de vida já era estimulado pelos meus pais. O processo foi bem doloroso, porque não bastava ir duas vezes por semana para a fono, tinha os deveres de casa todos os dias por quase 11 anos, junto com a minha mãe”, comenta Alex Bill.

Desde a infância, o influenciador precisou enfrentar julgamentos, bullying e preconceito de todos os lados por conta dos aparelhos auditivos e sua voz. A principal dificuldade era com os desconhecidos e com os olhares de desprezo a que era submetido por ser “diferente”.

“Foi muito difícil ser aceito como sou, pois tanto na infância, quanto na adolescência estava submetido aos olhares de julgamento alheio. Me julgavam por usar os aparelhos auditivos e por possuir uma voz que não é comum no meio dos ouvintes. Os adultos me olhavam com desprezo e pena, porque eles não sabiam como lidar comigo. Afinal, em todo o meu período de infância e adolescência, só tinha eu como ‘diferente’”, relembra.

“Na escola, minha relação com os colegas foi normal, porque eles já me conheciam. O problema era a relação com os desconhecidos, que antes mesmo de me conhecerem já começavam a desfilar preconceito. Imitavam a minha voz, me excluíam dos grupos escolares, duvidavam da minha capacidade para me expressar e ignoravam qualquer palavra dita por mim”.

Devido às dificuldades enfrentadas durante sua vida, Alex Bill passou a levar a deficiência auditiva para outro lado, e começou a enxergar como algo positivo. Hoje, o influenciador compartilha em suas redes sociais um pouco de seu dia a dia, e passa a ser inspiração para muitas pessoas.

“Esse processo ainda não terminou, pois vejo que a surdez é mais do que uma mera deficiência. É um potencial de poder exercer o silêncio dentro de si e observar a si mesmo. Após anos de fuga da espécie humana, estava olhando para mim, tanto é que as pessoas se surpreendem, afinal olham mais para os outros e esquecem de si mesmas”.

“As pessoas esquecem de ouvir quem elas são por dentro. E assim o ensinamento se tornou algo natural, porque elas anseiam por descobrirem quem são em um mundo caótico pela falsa aparência”, finaliza o influenciador Alex Bill.