O dentista e influencer Mateus Zafanella teve todas as contas dele nas mídias sociais hackeadas. Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, os criminosos aproveitaram o alcance do perfil e aplicaram golpes em pelo menos 20 seguidores por meio de vendas e sorteios fraudulentos. As informações são do G1.

De acordo com uma das vítimas do golpe, ela se interessou por uma geladeira usada que foi anunciada no perfil do dentista. Ela transferiu R$ 1.300 para os criminosos e, após enviar o comprovante, ela foi bloqueada.

“Eu já seguia o dentista faz tempo, porque ele é fera nessa coisa de harmonização facial. Como estou de mudança para São Paulo e montando um apartamento, me interessei pela geladeira que foi ofertada nos stories e comecei a negociar”, explicou ao G1 a vítima, que não quis se identificar.

“A pessoa que está no comando do perfil disse que a geladeira era de uma prima que está se separando e afirmou que era para buscar no endereço da clínica que eu já conhecia, no Ipiranga”, contou.

Após ser bloqueada, a mulher foi até a clínica do dentista e foi informada pela secretária que outras 20 pessoas também caíram no golpe. No site da clínica, Mateus Zafanella publicou um vídeo contando o ocorrido.

Boletim de ocorrência

De acordo com o dentista, ele registrou boletim de ocorrência na polícia no último dia 13 para que o crime seja investigado.

“Pessoal, meu perfil @dr.mattzafanella foi hackeado. Vocês que me seguem, estão vendo algumas promoções e divulgações de videogame, geladeira, sorteios e rifas. Não somos nós, não sou eu. Fiquem atentos, trata-se de uma quadrilha muito bem especializada, que além de terem hackeado meu Instagram, hackearam o What’sApp, o número de telefone, e-mail, Facebook, a maquininha da clínica. Tentaram até invadir a conta de banco”, afirmou o dentista.

“O boletim de ocorrência tá aqui. Não caiam em nenhum tipo de [golpe]. Pediu transferência, esquece. Nem respondam o direct”, completou Zafanella. Ainda conforme o dentista, há dez dias ele tenta reaver as contas para tentar diminuir os prejuízos aos seguidores e da clínica dele.

“Ninguém é responsabilizado nisso. Os bancos não se responsabilizam por pix, a Meta – dona das plataformas – não se responsabiliza por nada disso, a Claro também não. A gente está num lugar totalmente inseguro. Os nossos dados estão correndo por aí, sem a gente saber nas mãos de quem”, criticou em entrevista ao G1.

Procuradas pelo G1, a Meta, empresa dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, e a operadora Claro – responsável pelo número de telefone do influencer, não responderam à reportagem.