Influencer Michele Silva fala sobre universo do marketing digital: ‘Caminho sem volta’

Divulgação
Foto: Divulgação

O marketing digital é uma das grandes revoluções do mundo dos negócios nos últimos anos. As ferramentas digitais, se bem utilizadas, podem, além de impulsionar as vendas, promover campanhas e alcançar consumidores em territórios geograficamente distantes da sede da empresa. Não à toa, a procura por serviços e cursos de especialização em marketing digital explodiu na década passada.

Referência no assunto, a especialista e influencer Michele Silva afirma que, na atualidade, uma empresa que ignora as potencialidades das ferramentas digitais está, na prática, reduzindo as chances de crescer e até mesmo pondo o seu futuro em risco.

“De forma resumida, o marketing digital é um conjunto de ações e estratégicas que visam a impulsionar produtos, serviços, empresas, organizações e pessoas na internet”, sintetiza. “É um caminho sem volta, pois, a cada ano que passa, estamos mais conectados e inseridos em um mundo virtual”, acrescenta.

De acordo com Michele, as lojas – ou mesmo empresários autônomos – podem aumentar consideravelmente o faturamento na internet, uma vez que, não se restringido a um estabelecimento físico, o negócio ganha capilaridade, podendo atingir consumidores em locais inimagináveis.

“A função do marketing é dar dinamismo às vendas da empresa. No ambiente digital, utilizando as estratégicas adequadas, é possível alcançar um público muito maior do que, por exemplo, um estabelecimento físico localizado em uma avenida movimentada”, ressalta. “Contudo, a empresa tem de ter capacidade de atender o cliente. O marketing vai trazê-lo, mas ele precisa ser convencido a ficar ou a retornar”, alerta.

Além disso, Michele comenta também que os negócios que não recorrem às técnicas de marketing digital tendem a perder competitividade a médio prazo.

“A empresa que utiliza ferramentas de marketing digital consegue ser mais presente na vida do cliente, até porque, hoje em dia, estamos praticamente o tempo todo com o celular na mão”, destaca. “Além disso, o investimento em marketing digital é barato se comparado a outras formas de comunicação, sem contar o potencial de alcance, que é muito maior”, sinaliza.

Por fim, ela ressalta que não se deve confundir marketing digital com campanha em redes sociais, de modo que isso é apenas uma ferramenta de tantas outras que integram o conjunto de ações possíveis na web.

“As referências na área entenderam que não se trata apenas de produzir anúncio em rede social ou gerir o tráfego da plataforma de venda. Marketing digital é um processo viabilizado no campo da internet, cuja finalidade é ampliar o alcance de empresa e, consequentemente, fazê-la vender mais”, conclui.