26/12/2022 - 10:04
O criador de conteúdo Ivan Baron, junto com a ONG Vale PCD, está coordenando a equipe de acessibilidade do festival que comemora a posse do presidente Lula e acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento chamado “Festival do Futuro”, além de contar com shows de Pabllo Vittar, Gaby Amarantos, Teresa Cristina e outros, terá intérprete de Libras para pessoas surdas, área PCD com acesso de acompanhante, equipe de acessibilidade para dar assistência às pessoas com deficiência, placas de sinalização, abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva e banheiros acessíveis, próximos à área PCD.
“A posse vai ser um momento histórico para todos os brasileiros e brasileiras que durante esses 4 anos passaram por vários momentos difíceis. É muito mais que um ato ecumênico e sim a vitória de um povo que vê no Lula uma forma de reconstruir o que estava perdido. Junto com a Priscila Siqueira, do Vale PCD, iremos fazer um trabalho de consultoria de acessibilidade para o Festival do Futuro, orientando como deixar esse momento histórico mais inclusivo e inesquecível para todo mundo curtir.”, afirma o influenciador.
Ivan Baron, potiguar de 24 anos e pedagogo, tem conquistado a internet com seus conteúdos inclusivos. Nas redes, onde soma mais de 400 mil seguidores, desde 2018 aborda temas como o capacitismo – termo utilizado para descrever a discriminação, opressão e abuso oriundos da noção de que as pessoas com deficiência são inferiores às pessoas sem deficiência. Com o objetivo de desconstruir preconceitos, Ivan, que possui paralisia cerebral, usa as próprias experiências para enaltecer a representatividade e compartilhar conhecimento.
Com atividades programadas para todo o dia 1º de janeiro de 2023, como o Festival do Futuro, a organização da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem estudado criteriosamente e planejado a acessibilidade do evento para garantir acesso e conforto para pessoas com deficiência (PCD).